04 março, 2005

Um mister de antologia

Como o prometido é devido, e neste blog sério as pessoas cumprem aquilo que prometem, decidimos pesquisar um pouco sobre José Rachão. Quem é José Rachão? O que fez José Rachão? Quem foi José Rachão?

José Fernando Casal Rachão, nasceu em Peniche há 52 anos, tendo logo desde os primórdios da sua vida demonstrado uma queda inegável para a liderança de homens.
A estreia (e até há bem pouco tempo única ) na 1ª divisão nacional deu-se ao serviço da Associação Desportiva de Fafe na época de 89-89, após um gostoso caso de corrupção envolvendo o triangulo Famalicão-Fafe e Macedo de Cavaleiros. Tudo acabou em bem para Rachão, o Famalicão acabou na 3º divisão nacional (Fernando Couto era na altura um jovem defesa central de cabelo curte e em vias de se sagrar campeão mundial em Riade) e ao Fafe foi dado o privilégio de ir para o convívio dos grandes.
O ultimo lugar na tabela valeram a rachão uma chicotada psicologica e consequente não acabar da obra.
16 anos mais tarde Portugal tem de novo a hipotese de ver Rachão nos mais altos palcos desportivos, sendo desde já de salientar os 5 empates conseguidos ao serviço do Setubal, na companhia de Carlos Cardoso.
Curioso o facto de em 1977, ano em que eu nasci, José Rachão, então com farta cabeleira e longas barbas, lembrando Tom Hanks qdo fez o Naufrago, ter sido apresentado como reforço do Vitória de Setubal.



Um grande mister que tem agora a oportunidade de mostrar todo o saber acumulado nos escalões secundários do futebol português.