25 fevereiro, 2005

O Desastre no Euro96

Após uma campanha de qualificação loucura onde so perdemos em Dublin, graças a um grande frango do malogrado Vitor Baía (será por isto que Scolari não o convoca?), Portugal consegue o apuramento para a fase final do campeonato da europa.
para trás ficava o caso Saltilho (nunca percebi isto muito bem, só sei q após o méxico86, o vitoria de guimaraes e o boavista passaram a ser a base da selecção), as não qualificações para o euros 88 e 92 e mundiais 90 e 94..e mais tarde 98.
Em Inglaterra uma vez mais Vitor Baía faz das suas e oferece o 1º golo ao Laudrup mais novo. Sá Pinto (2 anos antes de espancar Artur Jorge) fez o empate.
Contra a Turquia, Fernando Couto fez o único golo do desafio.
No decisivo Portugal-Croacia foi um fartote, 3 secos na baliza do lendário Lalic e o passaporte para defrontar os checos...ah ah ah ah ah, os checos (pensavamos nós, e o mister oliveirinha que meses antes disse a José Dominguez "mostra a esses nazis que o tamanho não joga à bola".
Apesar da derrota por 1-0 com a maior chapelada da historia de todos os europeus, qui ça mundiais (sim esta chapelada é melhor dq a que o suker fez ao schemeichel), ficam para a posteridade muitas memórias.
- A ver, JVP passou o jogo a chamar filho da p... ao árbitro;
- os centros de António Folha;
- a abnegação de Andrade da Cruz Oceano;
e claro o falhanço de Jorge Cadete a 40 min do fim.
A Alemanha acabou por ganhar o caneco, tendo encontrado na final os malditos checos.
Kouba, abutre dum raio, deu a maior frangalhada na historia dos europeus e Oliver Biherof, até então um alemão desconhecido de 30 anos que jogava na Udinese, torna-se um dos melhores pontas de lance europeus, no próximo ano e meio.