14 março, 2005

Corta Bigode = Insucesso

Ainda na sequência da teoria do post anterior "Bigode implica sucesso" vamo-nos debruçar sobre a situação inversa, qdo os míticos bigodes desaparecem. António Oliveira após a vitória por 4-0 sobre a Polónia no mundial da Coreia e do Japão decide rapar a bigodaça. O resultado foi desastroso, João Vieira Pinto orfão de um bom bigode de liderança, passa-se literalmente da cabeça e sem razão aparente tenta partir a perna em 4 ou 5 sítios a um jogador coreano.

Não contente JVP decide espancar o juíz argentino sendo (injustamente diga-se depassagem) expulso das 4 linhas.

Portugal perdeu por 1-0 e foi eliminado. 2 anos antes Humberto Coelho após uma campanha exemplar na fase de qualificação para o euro2000, tem a abominável ideia de se desfazer do bigode que fez dele um dos melhores defesas centrais da europa. O esforço de Luis Filipe Madeira Figo e de Cª mostrou-se inglório, Abel Xavier,sentido a falta de um bom bigode no banco de suplentes, decide cortar com a mão um lance cuja bola passaria 4 ou 5 metros do poste esquerdo de Vitor Baía. Portugal é eliminado e Abel Xavier como que possuído pelo Demo é suspenso por 9 meses, tendo a companhia de Rui Jorge e Nuno Gomes.

Em Portugal, Victor Manuel até então um dos misters mais conceituados do futebol português, com passagens triunfantes na académica e no salgueiros, só para citarmos alguns exemplos, decide cortar o seu bigode. O resultado é tragico, para alem de se encontrar, na altura, a treinar o União da madeira ( o que por si já não representa nada de bom), sofre um ataque cardíaco :(
Artur Jorge, o tal que venceu no porto, perdeu no benfica, foi rei em paris e não foi nada no matra racing, apresenta-se em moscovo desprovido do seu bigode,o resultado é desastroso. meia duzia de jogos depois da-se o retorno às origens. Imaginem o choque que foi para o meu avô saber que Artur Jorge (o tal que perdeuno Benfica, juntamente com tantos outros) tinha amputado o seu brilhante eoponente bigode negro. Em Espanha, o bigode de Vicente Del Bosque apesar de muito contestado foisuficiente para manter a União dos merengues, valendo campeonatos e 2 ligas doscampeões.Que mais ganhou o Real Madrid após a saída de Del Bosque? Nada.Queirós apresentou-se sem bigode, Luxemburgo tb e os galácticos andam à deriva,tendo inclusive perdido esta semana no Coliseu de Getafe.

Na óptica dos bigodes, um futuro post será dedicado a Henrique Calisto, o homemque com o seu bigode ensinou aos vietnamitas toda a mecânica macroscópia que seesconde por detrás do futebol...ou soccer em americano.