14 março, 2005

Bigode = Sucesso.

Bigode e Sucesso futebolístico sempre andaram de braço dado, isso é inegável.Podemo-nos questionar, mas Bella Gutman nao tinha Bigode? nem Eusébio! então e o bigodinho de Mário Coluna ou de Cavém? podemos pensar num Benfica Bi-CampeãoEuropeu sem a acutilância do monstro sagrado? Recuando no tempo, teremos que falar no Bigode de cosme damião, do bigode dovisconde de alvalade e os 5 violinos? de certeza que havia um bigode lá no meio. Na década de 80 os bigodes continuaram a estar associados ao sucesso do futebolportuguês.O Bigode do malogrado José Alberto Teixeirinha (Ze Beto) ficará para sempreassociado à final perdida contra a Juventus, mediante uma valenta canelada noarbitro do encontro. Rezam as crónicas q a Juventus terá sido nesse jogo quase tão ajudada como o Benfica na presente época. No ano seguinte o benfica de erickson (que nao tinha bigode) chega à final dataça uefa. A armada de bigodes (Bento, Veloso, Pietra, Alvaro Magalhaes, Bastos Lopes, Nando Chalana, Carlos Manuel António Oliveira Toni (adjunto)) por breves momentos chegou a ter quase o pássaro na mão. No europeu de 1984, Nando Chalana com a sua bigodaça so nao foi eleito o melhor jogador do torneio pq Platini decidiu marcar em quase todos os jogos.

No mesmo torneio o bigode de Manuel Galrinho Bento é eleito o melhor guardiola dotorneio. Ao mundial do México ficará sempre associado o bigode do bom gigante, José Torres e claro o bigode de Carlos "a locomotiva do Barreiro" Manuel devido ao golo olímpico em estugarda. As conquistas dos mundiais de Riade e de Lisboa não poderão ficar dissociados dos bigodes do professor Carlos Queiros, Agostinho Oliveira e Nelo Vingada.

Anos antes Artur Jorge de Melo Braga teixeira e o seu bigode farfalhudo conquistam em Viena a taça dos campeões europeus.

Madger nao tinha bigode, Futre tb nao, mas Djuary ostentava uma leve pelugem labial e nas redes Mlynarzic e o seu bigode louro defendiam tudo (e mais alguma coisa) que havia para defender. Dps temos o Bigode da desgraça qdo Antonio Veloso, pai de Miguel Veloso (do sporting), falhou o Pk em Estugarda contra o PSV, decorria o ano de 1988.

Os bigodes de Frank Rijchard e de Rud Gullit derrotam o mesmo Benfica 2 anosmais tarde. António Oliveira (Toni) e o seu bigode negro aparecem associado ao ultimo dostitulos de campeao nacional do benfica.

António Oliveira, tb ele de bigode, está no euro96 e no mundial 2002.

Em 2000 humberto coelho, apesar de ter rapado o bigode antes do início do europeu de belgas e holandeses, fez a fase de qualificação todinha de bigode.

E que dizer do bigode grisalho de scolari no euro2004?

No vietname e nas maldivas, henrique calisto e o professor neca com os seusbigodes defendem a honra de portugal.Somente Mourinho parece querer contrariar esta teoria de "bigode implicasucesso" no mundo futebol, mas esse gajo é assim mesmo. Já mesmo quando erapequenino o Felix (o pai dele) via-se e desejava-se para aturar o gajo.