05 abril, 2007

Um árbitro efusivo no Motjuic

Se vir o árbitro do Espanhol-Benfica a festejar um golo, não se admire. Não, ele não é adepto de de nenhum dos dois clubes...provavelmente será simpatizante do Oriental, a julgar pela maioria das declarações que os homens do apito proferem quando questionados acerca da sua simpatia clubística. Eric Braamhaar, juiz da partida, foi protagonista de um caso levantado na imprensa holandesa há poucas semanas. No jogo mais importante da jornada do campeonato da Holanda, o Ajax-PSV, os homens da casa cilindraram a equipa de Ronald Koeman por 5-1. Tal resultado nem deixa margem para desculpar a derrota com eventuais erros da equipa de arbitragem...o insólito foi o festejo de Braamhaar após o 5º tento da formação de Amesterdão. Após pedidos de justificação dos "media", o árbitro holandês explicou que tinha dado a lei da vantagem no lance do golo e, após ter constatado que tinha tomado a decisão certa, não se conteve. Os ânimos parecem ter serenado, como consequência da compreensão que a imprensa do país das tulipas demonstrou. Se fosse em Portugal...

6 Comments:

At 1:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Hélio Santos também já arbitrou um jogo do Benfica com as botas deste clube, mais precisamente o Estoril - Benfica realizado no estádio do Algarve e também não houve tanta celeuma quanto isso.
No entanto acho que é uma faca de dois legumes (Jaime Pacheco dixit) para os árbitros divulgarem ou não a sua preferência clubística, por um lado assumem-na e por muito honestos que o sejam,as "más línguas" associarão o senhor do apito ao clube em questão, por outro são apelidados de mentirosos porque dizem que são de pequenos clubes e ninguém vai na cantiga, portanto o melhor será até referirem que enquanto árbitros de futebol têem uma opção clubística,mas que não a divulgam.Penso ser a atitude mais sensata.
>Por exemplo: alguém sabe que Bruno paixão foi um dos fundadores dos No Name Boys?
Sei eu, um dos vizinhos deste senhor que é meu colega de trabalho, e quem com ele convive.

 
At 8:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Será que daqui a uns anos teremos o Madureira dos Super Dragões a arbitrar na Super Liga?
Que seriedade...

 
At 8:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oh Cavra, pessoalmente não gosto do Bruno Paixão, quando referi que ele foi um dos fundadores dos NN não foi com um sentido perjurativo, no entanto reconheço que devido ao seu passado, ele é dos poucos árbitros que consegue manter a descrição em relação ao seu clube, segundo a minha fonte ele é do SLB e foi fundaddor dos NN, e provavelmente pouca gente conhece este facto. Quero dizer com isto que todos os árbitros têm um grande clube do qual são simpatizantes,como é evidente, mas é como tu dizes tem de haver seriedade. Pedro Henriques, Pedro Proença segundo consta são Benfiquistas e são dos melhores árbitros, senão os melhores árbitros portugueses, Vítor Pereira e Pinto Correia nunca esconderam o seu Sportinguismo, não conheço é nehum do FCP porque será?
No entanto,continuo a achar que um árbitro de futebol deve sempre manter um certo distanciamento quanto à sua simpatia clubística, e se possível nunca afirmá-la públicamente,para desta forma evitar dar azo a especulações. Bruno Paixão tem sido um bom exemplo, apesar de toda a sua exuberância noutras situações.
Madureira vir a ser árbitro de futebol um dia, havia de ser lindo...Como disse um dia, se não estou em erro, Vítor Pereira: "Desde que vi um porco a andar de bicicleta, acredito em tudo", e eu digo se este viu um porco a andar de biciclete, sabe-se lá se ainda não vamos ver um "macaco" a apitar jogos de futebol...

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que o Jorge Coroado que é candidato a dirigente do Belém. É verdade?

 
At 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boas!

O jogo não foi em Amsterdão... Foi em Eindhoven! :) ou seja PSV-AJAX, mais grave ainda porque pos se a festejar no covil do inimigo!

 
At 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O anónimo tem razão...
Ficou 1-5.
Já agora, vi a equipa do Ajax e jogam lá o Stam e o Davids...

 

Enviar um comentário

<< Home