01 março, 2007

Descansa em Paz, Bento



Como assumidos admiradores dessa posição muito particular que é a de goleiro, não podemos deixar passar em claro a morte de Manuel Galrinho Bento. A par de Damas, o único guarda-redes português que sofreu um golo de um apanha-bolas, e de Vitor Baía, o único guarda-redes português que ia sofrendo um golo de um homem nu(ver final da Taça Uefa), o homem do Barreiro foi o melhor no seu lugar, em território nacional. O video pode parecer, à primeira vista, não fazer jus à sua grandeza, mas nós não partilhamos desse ponto de vista. Bento metia raça, metia paixão, metia classe em campo...e neste jogo meteu também o Manuel Fernandes. Repare-se no erguer dos membros superiores do artilheiro leonino que, suplicando piedade, parecia querer dizer "epá...vamos lá ter calma". Porém, Manuel Galrinho, rijo e raçudo, não perdoou. Perdoamos-lhe nós, uma vez que ele e o seu bigode representaram muito para o desporto nacional. Descansa em paz, Bento.

14 Comments:

At 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aproveito o passamento do Manel Galrinho para desabafar sobre algo que me faz muita confusão. Sempre que morre alguma velha glória temos de ouvir a frase: "O futebol ficou mais pobre" e/ou "O Benfica (ou o clube em causa) ficou mais pobre". Pergunto: porquê? O Bento fez uma carreira brilhante e, felizmente para ele, tornou-se num imortal do futebol português. OK, ele ainda podia dar mais alguma coisa ao futebol como treinador, mas o essencial já ele tinha feito. Portanto, quem ficou mais pobre foi o Bento, que podia ter ficado cá mais uns aninhos, e a família e os amigos dele, que se vêem privados da sua companhia. Para o futebol não é uma perda tão grande, porque nos livros de história já ele está e ninguém o pode apagar.

Puramente enquanto homem do futebol é muito mais trágico o que aconteceu a Fehér. Porque viu a carreira interrompida aos 24 anos, quando apenas em meia época em Braga tinha conseguido mostrar verdadeira categoria. Se fosse vivo, se calhar estaria a esta hora num Heart of Midlothian qualquer. Como morreu passou a ser uma figura de folclore, com funeral em directo, memoriais em
orgãos de CS (ex: Maisfutebol), tarjas da claque, missa em todos os aniversários de falecimento. Esse sim, comove-me: foi preciso morrer, e em campo, para entrar na lenda. Bento não, bastou-lhe a carreira que fez.

 
At 10:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também concordo com o Jorge no sentido humano da questão,se bem que a morte é sempre trágica em qualquer idade. De qualquer forma habituei-me a admirá-lo de forma racional e a detestá-lo de forma irracional enquanto Guarda Redes devido ao seu enorme talento, se bem que não era o meu ídolo, os meus ídolos sempre foram Vítor Damas (Considerado o melhor Guarda Redes Português de todos os tempos , atenção que isto não tem qualquer ponta de clubite)e Dassayev vá-se lá saber porquê.
No entanto convém realçar que em termos históricos Bento teve um peso enorme para o futebol nacional e não só. Paz à sua alma.

 
At 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Bento foi o primeiro culpado do meu benfiquismo, embora nunca o tenha visto em acção(com olhos de ver) antes da sua grave lesão de 86.

Ainda assim, simpatizava muito com ele, como simpatizava com o Damas. Dois gajos castiços, cuja qualidade se comprova pelos testemunhos de colegas e adversários.

 
At 1:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Normalmente ninguem quer ir à baliza, mas nos meus tempos de menino, muita gente queria ser o "guardião Bento".
Foi um dos melhores guarda redes portugueses de todos os tempos, a par do Damas, Azevedo e Ricardo. O melhor de sempre é sem dúvida o Vitor Baía. O Bento talvez fosse melhor para segurar um massacre contra tudo e contra todos. Quando ele engatava era o cabo dos trabalhos.
Paz à sua alma.

 
At 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não querendo entrar em pormenores sobre quem foi o melhor ou o pior, o que interessa aqui é recordar esse excelente guardião de seu nome Manuel Bento,não me parece que Vítor Baia tivesse sido melhor que Damas, cada qual com a sua opinião, é como perguntar hoje em dia quem foi melhor Eusébio ou Figo.Aliás sempre ouvi dizer que a seguir a Damas o melhor foi o "louco" Carlos Gomes. Mas Bento foi de certeza o melhor Guarda Redes Português do Benfica e um dos melhores na sua posição.

 
At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porfírio, a casticidade de Damas e Bento era bem diferente e talvez se aplique mais ao guardião do teu clube: cabelão, bigodaça, nada preocupado com o "sitáile", só em defender. Já o Vítor era um "galão", sempre bem apresentado, cabelinho no sítio, elegância a voar. Apesar de pouco os ter acompanhado, foi giro ter os dois, tão diferentes no estilo e tão iguais na categoria, ao mesmo tempo nos rivais. Infelizmente o Damas passou demasiado tempo fora (Santander, Guimarães, Portimonense), o que o prejudicou até na selecção.

Quanto ao melhor de sempre, não há dúvidas: Diamantino! Ou já se esqueceram das célebres defesas "à Diamantino" praticadas por um certo carola em pleno areal sadino/atlântico?

 
At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

???????????
Elucidas-me Jorge? Diamantino? Qual? o Miranda?

Heidi, não sei quem é ou quem foi o Carlos Gomes.
Explica aí tb, sff.

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cavra, a história do Diamantino é uma private joke sobre um amigo comum que se dizia lampião ferrenho e estava tão embebido do espírito do clube que acreditava que o Diamantino era o guarda-redes encarnado, lá pelo início dos anos 90.

Sobre o Carlos Gomes, também posso explicar. Substituiu o Azevedo no Sporting, nos anos 50, e talvez tenha sido o melhor guarda-redes português de sempre. Segundo um tio meu que foi guardião, embora amador, e que por ser lampião merece crédito, ele foi mesmo o melhor dono das balizas que o nosso país já viu. Só que tinha um feitio desgraçado e meteu-se numas alhadas, tendo que fugir do país. Teve uma história de vida do caraças e morreu há dois ou três anos. O filho dele, nascido em Espanha e chamado Carlos Gomez, jogou aqui no Vitória em 1998/99. Foi despachado na 2ª jornada, depois de uma exibição gloriosa numa derrota por 0-5 na Reboleira.

 
At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No caso do Diamantino deduzi que fosse uma private joke.
Quanto ao Carlos Gomes, fiquei elucidado. Sempre tive a ideia de o Azevedo ter sido talvez o 1º grande GR portugues. Pelo que os meus amigos Jorge e Heidi dizem o seu sucessor terá sido ainda melhor.

Jorge, desafio-te para um last post. Como sabes é nosso apanágio falar de grandes equipas já passado. Poderias falar, como só tu sabes, da equipa do Sporting que tinha os 5 violinos?
Tenho a ideia de ter sido a equipa mais forte de sempre do futebol portugues.

 
At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cavra, agora tocaste-me no corazón. É lamentável que tenha concluído a minha carreira neste digníssimo blogue sem uma posta sobre os senhores mais mágicos que o meu clube já teve. Aceito o desafio, mas só mais para o fim da semana, porque entre 2ª e 4ª são os dias mais agitados no meu trabalheco. OK?

 
At 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ya! perfeitamente de acordo.
Espero ansiosamente por essa posta. pk sei mto pouco sobre os 5 violinos e pq é smp um prazer ver os teus textos. Pena agora ter que pagar para os ler, mas vale a pena.
Os antigos diziam k eram possivelmente mais fortes dq o Benfica dos anos 60.
Eu nao sei, deixo ao teu critério...
Abração pk é quase hora de ir ver o Leiria contra o Sporting

 
At 9:27 da manhã, Blogger Ricardo G. fmshark said...

Vejam a foto de como olegario recebe o pagamento do fcp pelos joguinhos encomendados em betandloose.blogspot.com e amt-slb.blogspot.com

 
At 2:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cavra, desculpa não te ter respondido sobre Carlos Gomes, mas o Jorge já disse tudo, daí eu lhe ter acrescentado a alcunha de "louco" ao goalkeeper. Não te respondi porque estou ausente do trabalho e como sabes não tenho computador em casa. Também nunca o vi jogar, mas sempre ouvi o meu pai (que Deus tem) que gostava apenas de futebol e não de clubes em particular, dizer que Carlos Gomes fora o melhor Guardião que alguma vez tinha visto jogar. O problema de Gomes era o seu temperamento e inconstãncia emocional.
Uma palavra de repúdio para os Super Dragões que nem a memória de um dos melhores guarda redes portugueses de sempre souberam respeitar.

 
At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Heidi, tu ausente do trabalho e eu com o meu PC em "frangalhos".
Como não posso postar para já, só me resta esperar por essa obra prima q o Jorge vai fazer.

Qto aos super dragões... nem vale a pena comentar. A começar pelo líder "Macaco" e acabar na namorada do líder, são uma cambada de parolões.

Ps: Será que o gajo vai meter a tropa atrás de mim?

 

Enviar um comentário

<< Home