28 março, 2007

Haja Paciência

Horas antes de mais um compromisso da selecção nacional, partilho convosco a minha repugnância quanto aos novos pseudo adeptos de Portugal.
É certo que Scolari mobilizou as massas, mas irrita-me ver malta que não sabe o que é um fora de jogo, nem a diferença entre um livre directo e um livre indirecto, virem para as ruas festejar como se o futebol fosse parte integrante das suas vidas. É a loucura, a alegria, “fiesta, fiesta, numaiumbaié”.
“Eu não tenho clube, mas gosto muito da selecção!”. “Quem o Helton? Não, conheço!”. “O Cristiano Ronaldo é o maior! Ele joga no clube do Mourinho, não é?” “O Nuno Gomes é todo bom, ele é mesmo bom jogador!”
... e a minha preferida: “Fora de jogo?! Mas ele estava dentro do campo, como é que pode ser fora de jogo? Éh pah, o árbitro só está a roubar Portugal! Somos pequeninos”.
Fosca-se haja paciência!
Ontem quase ia perdendo a cabeça quando a senhora da limpeza (que preferiu ver a Floribela ao nosso Porto-Chelsea) se dirigiu a mim dizendo: “Então viu o nosso Portugal? Aquilo é que foi! Ainda foram poucos, eu pedi 7. Tenho uma tia prima que está na Bélgica e ela disse-me que era bom que eles empatassem, mas eu bla bla bla... Então viu o que é que eles queriam fazer ao nosso menino?”
Tiro o meu chapéu à equipa portuguesa, somos claramente uma das 5 melhores selecções mundiais e o objectivo Áustria-Suiça 2008 será uma realidade, mas com estes “anormaloides” o verdadeiro adepto sente vontade de se refugiar pura e exclusivamente no futebol dos clubes.
Até dá vontade de despedir Scolari e contratar Artur Jorge.

3 Comments:

At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como cheguei a escrever em tempos que já lá vão, a selecção nacional não me diz nada, por duas razões principais: 1) A minha total falta de patriotismo; 2) A ideia firme de que os jogos de selecção são um folclore pimba, em que os não-adeptos de futebol acordam da letargia para gritarem Pu-tu-gal, Pu-tu-gal, Pu-tu-gal e fazerem a hola mesmo que o resultado seja negativo. Um nojo.

Não se pense que o nosso país é caso único. Até a minha adorada Alemanha passou por isso no último Mundial e não foram poucos os verdadeiros adeptos de futebol que manifestaram o seu alívio por verem aquela macacada acabar e terem de volta a sua Bundesliga, a Champions, a UEFA, até a Intertoto!

Esta palhaçada que envolve a(s) selecção(ões) é um fenómeno comparável a alguém que nunca leu um livro na vida dizer-se orgulhoso pelo Nóbél do Saramago.

Quando disse que não sinto nada pela selecção, menti. Porque sinto uma coisa: medo. Medo que os jogadores do meu clube se lesionem.

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sou tão drástico como tu, longe disso, mas tb estou com um medo do caraças q o Simão e o Petit se lesionem.
O Nuno Gomes ainda vá q não vá, mas esses 2 é q não.

 
At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

susana

 

Enviar um comentário

<< Home