17 março, 2005

Mulheres da Bola

O nosso Blog foi acusado (injustamente diga-se de passagem) de não ter uma rúbrica dedicada ao público feminino e de nem ter feito alusão ao dia 8 de Março (essa bela manifestação da sociedade machista em que vivemos)!
Como não queremos polémicas, este blog é para vocês, que são a melhor coisa do Mundo logo após o futebol.

Decorria o ano de 1983, Nando Chalana, com o seu cabelo longo e bigode à actorporno dos anos 70, encantava o 3º anel com as suas fintas de corpo estonteantes que deixavam os defesas direitos contrários durante a próxima semana a recuperardos rins.
A famosa asa esquerda do então sim Glorioso (que so tombava perante o Liverpool de Dalgish, Rush, Keaguen, Souness e do Manuel Bento do Zimbabwe Bruce Groblar),f unciona às mil maravilhas na base do "berro".Nando Chalana bailava perante os contrários...ouvia-se um "eiiiiiiii".. e surgiaÁlvaro (que na altura não era Magalhães) com o seu estilo inconfundível, corcunda, com a cabeça a apontar para o solo e os braços num movimento harmónico acompanhando a corrida.

Era assim Álvaro, um jovem irrequieto que teimava ir ao ataque, um dos laterais esquerdos mais raçudos do futebol português, um markxista que ombreava comAugusto Inácio pelo lugar na selecção.Tudo isto para vos introduzir a 1ª grande diva do futebol de Lusitano, AnabelaChalana, uma espécie de Yoko Ono.Uma mulher a quem foi conferido o direito de ir ao balneário enqto os players seequipavam, uma trituradora de dinheiro, uma pioneira no mundo da bola.Poderíamos afirmar que a determinada altura Nando Chalana, então o jogador mais bem pago do plantel, não tinha meios financeiros para pagar a renda do apartamento, mas não é nosso apanágio comentar esse tipo de situações.Anabela desbravou o terreno para outras grandes mulheres que conquistarem pordireito próprio o seu lugar ao sol no futebol português. A mítica Paulinha (Brasileira) que decidiu levantar o moral aos convocados de António Oliveira durante a fase de qualificação para o Europeu de 1996.Porque não falar dos gestos de incentivo que Anabela, membro da claque dossuper-dragões, fez para a claque do Vitória de Guimarães, em meados da década de 90?Haverá algo mais gratificante doque assistir a um jogo no estádio do Bessa, ladoa lado com a épica, Dona Fernanda?

...e os mano a mano entre Luis FIlipe Vieira e a actual namorada de Jorge Nuno?algo que faz parecer as lutas entre Paulinho Santos e JVP um velhinho Tom&Jerry.

Alguém se esquece da novela protagonizada por Carla Pinto, que culminou com oespancamento numa bomba de gasolina da ex-sra Nuno Gomes.A imortal Cecília Carmo, foi durante anos a fio, um símbolo para todo e qualquer jovem que delirava com Mapuata, Tueba, Vermelhinho ou Jorge Plácido.
Com Brigite Prinz prestes a assinar pelo Perugia na época 2002-03, a mensagemestá dada, as mulheres irão dominar o futebol,... um dia.