01 maio, 2005

Faro no Topo

Nas minhas visitas ao Algarve, onde aproveito para comprar D.Rodrigos, dou por mim numa qualquer esplanda nas ruas de Faro(a última vez que fui a Albufeira foi com o propósito de fazer análises detalhadas do plano fisico-psicológico com o meu amigo vindo da Inglaterra Alex Fergie),onde tenho a oportunidade de conviver com pessoal da terra,adeptos incondicionais do grandioso Sporting Clube Farense.Quem não fica com a lágrima no canto do olho de relembrar as mágicas tardes passadas no belo palco do São Luís?!

Uma das últimas epopeias dos algarvios no escalão máximo do futebol português foi comandada por Paco Fortes,antigo avançado do clube,agora treinador do Pinhalnovense,que anos antes tinha levado o Farense á final da Taça de Portugal no Jamor.Além de um dos espanhóis mais portugueses de que há memória, é um dos grandes exemplos de que o bigode no futebol não pode acabar, o que é,obrigatoriamente,um sinal +.

São vários os jogadores que ostentaram a camisola preta e branca que são hoje recordados com saudade. De referir, por exemplo,o grande ponta-de-lança marroquino Hassan,que tantas alegrias deu,e que talvez não seja recordado com tantos sorrisos na Luz.

Fantásticas foram as provas de classe dadas pelo médio-ala Marco Nuno,acompanhado por Ramos ou mesmo por Tulipa,depois de uma aventura no Marítimo. Para acompanhar este ataque preenchido de estrelas, de destacar nestes últimos anos de representação ao mais alto nível no escalão primodivisionário o médio ex-Louletano, Cannigia, um predestinado aos grandes palcos,com uma expressão que demonstra todo o seu talento.

Seria erro meu falar em Faro e não falar em Carlos Costa. Um verdadeiro carregador de piano em terras algarvias, um exemplo de paixão ao Algarve, um profissional que podia,sem sombra de dúvida,ter tido o seu "lugar ao sol" num clube de maior dimensão.

Resumindo,é com ansiedade que esperamos um clube algarvio na Superliga,para continuar a dignificar essa bela região que deixou uma imensa marca no futebol em Portugal.