29 março, 2005

Boloni,uma lenda viva

Se há personalidade estrangeira que marcou o futebol português com a sua profunda intelectualidade e sanidade nas suas acções,essa pessoa é Laszlo Boloni.


Já quando era puto, Ladislau mostrava toda a sua vocação para este desporto.Foi um jogador de topo na década de 80,sendo um dos mais internacionais de sempre pela Roménia.

Mas a sua verdadeira fama no nosso país nasceu quando assinou contrato com o Sporting.A partir desse dia, frases como "Je suis trés content" entraram pela casa dos portugueses como normal se tratasse e muitos misters começaram a usar mais de 50 folhas do seu bloco de notas por jogo, criando assim a imagem do "Laszlo wannabe". Foi ainda imortalizada uma célebre cena no seu livro,na qual o romeno comprou uma melancia gigante e passou várias horas sentado em cima do enorme fruto e a distribuir autógrafos,enquanto aguardava a chegada da srª Kláara Boloni.Importantes foram também as suas críticas a Jardel,quando o brasileiro insistia em fazer uma birra relacionada com uma transferência virtual para o Barcelona.

Lançou um livro depois de uma gloriosa época que culminou em dobradinha para o Sporting,intitulado Bloco de Notas,que obteve um número de vendas nunca antes visto em livros relacionados com desporto


e ficou conhecido como o treinador que mais jovens talentos lançou nos últimos anos,descobrindo nomes como Ricardo Quaresma,Cristiano Ronaldo e Hugo Viana.José Peseiro,ou o "Campino",já fez o mesmo e alguns dos talentosos jovens da Academia estão a demonstrar o seu potencial.