11 junho, 2007

Toninho Metralha (aka António Silva)

Há nomes que perdurarão para sempre na nossa memória futebolística. Os seus detentores podiam ser um autênticos pernetas mas quem se esquece de Rubens Feijão, Cavungi, N'Bola, Maluka, ou Toninho Metralha? É exactamente sobre este último que irá incidir a nossa posta.
António C. Paula Silva, nasceu no Rio de Janeiro a 13 de Junho de 1954, pelo que completará na próxima 4ª feira a bonita idade de 53 Primaveras.
No Brasil representou o Botafogo de Ribeirão Preto e o Corinthians, clube do qual se transferiu para o nosso Porto no Verão de 1978, sendo apresentado como grande reforço. Pergunto eu, como pode um avançado ser um grande reforço quando no seu clube anterior só marcou um golo?
De azul e branco vestido não alinhou em mais de 1 ou 2 partidas tendo contabilizado 30 ou 40 minutos em campo.
Apensar de pouco utilizado o poderoso ponta esquerda foi campeão nacional e fez parte de um plantel que continha grandes nomes como Seninho, António Oliveira, Octávio, Ademir ou Fernando "Bi bota de ouro" Gomes.
Mais tarde rumou ao Marítimo do Funchal e teve a sua tarde de glória numa partida contra o Rio Ave onde rubricou uma excelente exibição com direito a Hat-Trick.
Apesar de possuirem nas suas fileiras autênticas obras primas do militarismo como Eduardinho (o adjunto de Peseiro), Oliveira, Marineu, Quim Manuel ou António Flávio os verde rubros acabaram por descer à 2ª divisão nacional. Foi na época 1982-83.
Reza a lenda que terminou a carreira no Moura na época de 1986-87, tendo os alentejanos sido eliminados pelo FCP futuro campeão europeu da taça de Portugal após uma derrota por 0-2.
Actualmente vive em Guaratinguetá (São Paulo), onde costuma vender cãezinhos no centro da cidade.
E "prontos" foi o nosso tributo a mais uma lenda do nosso futebol.

2 Comments:

At 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Devo so fazer uma pequena correcção: o Maritimo desceu a 2ª divisao nao em 82/83, mas em 81/82, ano hiper-infeliz para o nosso Porto. Nesse ano, desceram Varzim, Maritimo e Academica, contra subidas de Leiria, Estoril e Rio Ave. O Maritimo haveria de regressar a 1ª nessa dita epoca de 82/83 ( em cujo plantel constava o guarda-redes Quim, de Ermesinde)

 
At 11:57 da tarde, Blogger kall said...

porque nunca dizem que ele jogou muita bola, pela antiga Esportiva de Guaratingueta?

 

Enviar um comentário

<< Home