30 agosto, 2005

Retorno ao Futebol

Os leitores que me desculpem, sei que vocês têm razão.
Devido às férias (repartidas pelas Ilhas Maurícias e Papua Nova Guiné) na companhia do casal Brad Pitt e Angelina Jolie, da tenista Maria Sharapova, e do actor Tiago Castro (o "crómio" da série Morangos com Açucar) , andei afastado nas lides futebolisticas.

Prometo voltar em força para analisar o retorno de Mário Jardel ao futebol europeu, o casamento de Karagounis com o actual campeão nacional e futuro ex-campeão nacional e sobretudo explicar o porquê de Scolari preferir 2 guarda redes suplentes nos seus clubes.
Para abrir o apetite deixo-vos aqui 2 magos argentinos que fizeram furor no Porto em meados da década de 90.
Eram eles, Walter Paz e Mogrovejo.

Definia-se Walter Paz como sendo um jogador ao estilo de Maradona, mas mais rápido; por sua vez Mogrovejo dizia ser mais um Cláudio Cannigia.
Ora pois claro!
Por falar em argentinos, que grandes jogadores são Lisandro Lopez e Lucho Gonzallez. Esses sim, são mesmo craques.

Vuelta 2005

Na sequência do contrato assinado no passado dia 20 do presente mês, com a FIC (Federação Internacional de Ciclismo), ficou estabelecido que a Malta da Tropa deverá cobrir a Vuelta 2005.
Honrados com a distinção, inciamos agora uma série de posts que irão focar os momentos mais importantes da competição velocipédica do país vizinho.

Com 4 dias de prova, o sprinter australiano Bradley Mcgee é o camisola dourada fruto de uma fuga com sucesso na 2ª etapa.

Em vésperas de se mudar para a Domina Vacance, Alexandro Petacchi conseguiu hoje a sua 2ª vitória consecutiva, dando uma vez mais uma grande "ensaboadela" a Tom Boonem, Thor Hushof e Eric Zabel.
Muito do sucesso, Petacchi deve-o à actual equipa, Fassa Bortolo, pelo que o italiano pretende levar consigo, no final da época, 3 elementos. Um sinal de reconhecimento, um gesto bonito que saudamos.
Para concluir, endereçamos os nossos parabéns ao norte-americano Levi Leipheiner, pela sua vitória na BundesVolta (Volta à Alemanha).

O feito de Levi assume contornos de genial, se tomarmos em conta que o 2º classificado foi um senhor chamado Jan Ulrich.

27 agosto, 2005

"Jose Maurinhou"

Ouçam esta reportagem que demonstra toda a classe do nosso colaborador José Mourinho durante as suas palestras no balneário. Uma “pérola”, divulgada em kukas.blogspot.com .Força Zé, a Malta da Tropa está contigo.

26 agosto, 2005

Portugueses na Uefa

Foi um sorteio relativamente positivo para os representantes portugueses na Taça Uefa.

O Sporting é claramente favorito frente ao Halmstads, equipa que já eliminou da prova na época 2001-2002, com 1-0(Niculae) na Suécia e vitória por 6-1 em Alvalade, num jogo onde Jardel fez um hat-trick. Os suecos já se cruzaram também com o Benfica, eliminando os encarnados com uma vitória em casa por 2-1 e 2-2 em Lisboa, num jogo quem marcou a estreia de José Mourinho nas competições europeias.
O Sporting de Braga defronta o Estrela Vermelha de Belgrado, equipa com bastante tradição nas grandes competições. Os bracarenses nunca defrontaram equipas da ex-Jugoslávia, mas o Benfica eliminou o Estrela na época de 84/85, com uma vitória por 2-0 na Luz a virar o resultado negativo de 3-2 em Belgrado.
O Vitória de Setúbal encontra-se com a Sampdoria, voltando a defrontar uma equipa italiana nas competições europeias. Na ultima presença sadina na Uefa o Vitória saiu massacrado pela Roma, com uma goleada sofrida de 7-0 fora e uma vitória em Setúbal por 1-0, golo de penalty apontado por Maki. Esperemos o cenário verificado em Itália não se repita…
O Vitória de Guimarães joga com o Wisla de Cracóvia. Os vimaranenses não terão pela frente uma tarefa fácil, isto porque o Wisla vem derrotado de uma eliminatória da Liga dos Campeões que esteve à beira de superar, sendo batido pelo Panathinaikos da Grécia no prolongamento, onde actuou com apenas 10 elementos. Os polacos encontraram pela única vez uma equipa portuguesa em 2000/2001, quando foram derrotados pelo Porto com resultados de 0-0 e 3-0.

O que a sorte ditou

Realizados já os sorteios relativos à Liga dos Campeões e à Taça Uefa, a Malta da Tropa que curte Bola faz a sua apreciação referente à sorte que presenteou os representantes da nossa liga Betadine.

O Porto não parece ter a vida complicada no que toca às competições europeias nesta fase de grupos. O Inter de Milão, apesar do mortífero ataque que possui, este ano reforçado com o ex-madrileno injustiçado por Luxemburgo Luís Figo, não era uma das equipas mais fortes do pote 1. E vale a pena lembrar que, na época passada, mesmo apesar da instabilidade vivida para os lados do Dragão, a superioridade milanesa não foi esmagadora…Se Martins e Adriano não estiverem nos seus dias, o FCP pode mesmo alcançar o 1º lugar. O Glasgow Rangers, apesar de ser um tubarão no que toca ao campeonato escocês, parece ser inofensivo para uma equipa do nível dos dragões. De referir que apenas eliminaram o Marítimo da Taça Uefa ,na época transacta, na marcação de grandes penalidades. Dado Prso, o goleador croata que passou por Portugal no Euro, é a estrela da Equipa. Quanto ao Artmedia de Bratislava….sabe-se que eliminou o Celtic,rival dos Rangers, na 2ª eliminatória da Liga dos Campeões, tendo ganho por expressivos 5-0(!) na 1ª mão e perdido na Escócia por 4-0. Bateu o Partizan de Belgrado, outra equipa com muita experiência europeia, nos penaltys(de referir que o guardião dos jugoslavos é o mítico Ivica Kralj, qu já passou por Portugal). É uma incógnita, mas à primera vista esta modesta equipa eslovaca será presa fácil.

A vida do Benfica não será tão fácil. O Manchester United é o claro favorito à vitória no grupo, enquanto os encarnados vão,certamente, ter de disputar o 2º lugar com Villareal e Lille.
Os espanhóis apresentam um ataque de meter medo. O tridente sul-americano constituído por Figueroa, Forlan e Riquelme não vai dar descanso a Luisão e companhia, enquanto na defesa o capitão da selecção argentina Juan Pablo Sorin é o nome mais sonante. É preciso não esquecer que as prestações europeias desta equipa espanhola que tem um submarino como mascote apresentam cada vez melhores resultados.
O Lille,2º classificado no campeonato francês, não está recheado de estrelas(longe disso). O nome mais famoso é Milenko Acimovic, internacional esloveno, que foi um 648325 nomes divulgados pela imprensa como possível reforço da equipa da Luz. Moussilou, produto das escolas da formação gaulesa, é outro dos avançados bem referenciados do plantel. O ponta-de-lança Keita foi o reforço para o ataque francês, vindo do Al-Saad, a custo 0.
Quando ao óbvio favorito do grupo, o Man. Utd., o Benfica terá muitas dificuldades na deslocação a Old Trafford, logo à 2ª jornada. Em relação ao jogo em Lisboa, o Benfica terá de esperar que os Red Devils já tenham garantido o apuramento para poder tentar causar alguma surpresa… mas sem pontas-de-lança é muito complicado. Os ingleses reforçaram o sector mais debilitado da equipa com a aquisição do guarda-redes Van der Saar , enquanto o centro do terreno contou com a aquisição do sul-coreano Park Ji-Sung. Não é fácil ter pela frente Rooney,Ronaldo, Van Nistelrooy, Giggs,Scholes…

24 agosto, 2005

Sempre a mesma coisa...


O Sporting falhou, mais uma vez, o apuramento para a mais importante das competições europeias, deitando a perder um encaixe financeiro na ordem dos 5 milhões de euros, no mínimo. Se grande parte da massa adepta sportinguista tinha dúvidas relativamente ao estofo de José Peseiro para liderar a formação de Alvalade, a derrota de ontem colocou o técnico na corda bamba.
A Udinese mereceu seguir em frente. Infelizmente, esta é a verdade. Se a derrota em território nacional ainda deixou uma réstia de esperança, devido ao bom futebol praticado, o jogo de Udine foi um pesadelo para os leões, que nunca conseguiram apresentar argumentos suficientes para levar a cabo uma reviravolta. Sá Pinto está velho, perde 95% das vezes a bola e não consegue passar uma única vez o esférico com eficiência; Ricardo parece não aguentar a pressão dos grandes jogos e ontem deu mais um grande “frango”; Polga encarrega-se de se esquecer que o adversário joga com avançados e por isso não liga ás marcações. Peseiro continua a inventar nos grandes jogos e o Sporting é quem paga.
O facto do ribatejano não ter jeitinho nenhum para lidar com a imprensa e não conseguir manter a calma suficiente durante os jogos ainda é desculpável, mas quando se tem um plantel recheado de talento e muitas alternativas(grande parte saídas da “cantera”) a situação já é preocupante! Varela e Carlos Martins podem fazer o lugar de Sá Pinto, sem pernas para aguentar os grandes momentos; Semedo e Tonel (porque não ficou Santamaria?!) não dão tantas fífias como Polga, certamente. Quanto às redes leoninas, um titular da selecção tem de saber lidar com as criticas e responder com segurança dentro do relvado… e não dar um “frango” cada vez que o adversário ameaça marcar.
Se o responsável técnico dos leões não muda de atitude no que toca a opções técnicas e determinação para enfrentar o balneário…a direcção vai ter necessidade fazer algo, pois os erros são dados para se aprender com os mesmos.

Reforços dos 15 (parte 2)


Continuamos a centrar as nossas atenções nos reforços da Liga BetAndWin.com

Carlos Germano – Penafiel


O experiente guarda-redes, internacional brasileiro, é um reforço de peso para a baliza penafidelense, vindo do Madureira, depois da saída do guardião Nuno Santos, emprestado pelo Sporting. Na frente aparecem agora Jacques, ex-Rio Ave, e o extremo Zé Rui, que estava vinculado ao Vitória de Setúbal. O ex-vimaranense Orahovac, Bonorad (ex-Rouen) e Barrionuevo (ex-Gimnasia Esgrima) reforçam o meio-campo, enquanto a defesa tem como novidades a experiência de Sérgio Lomba e o promissor defesa-esquerdo Pedro Araújo, formado no Sporting, que marcou presença este ano no Torneio de Toulon.


Miguelito – Nacional


Os madeirenses reforçaram a ala esquerda com o lateral ex- Rio Ave, uma forte aposta do futebol português num sector da defesa onde a nossa selecção não tem uma grande quantidade de talentos. O esquerdino já provou que não se acanha perante os grandes opositores e tem esta época para se mostrar a Scolari. Tal como o Marítimo, o Nacional apostou no mercado brasileiro, adquirindo os passes de Leandro Salino, Alex, Genalvo e Luisinho. O médio Zivkovic, ex-OFK de Belgrado e o avançado Chilikov, do Levski Sofia, reforçam também os insulares, bem como o guarda-redes ex-Estugarda Diego Benaglio, que promete lutar pela titularidade de Hilário.


Jorge Baptista – Gil Vicente


As contratações do clube de Barcelos foram no mínimo discretas no que toca ao palmarés dos reforços. Ainda assim, o menos desconhecido é Jorge, antigo guarda-redes do Estoril, famoso pela sua exibição no Dragão no ano passado, que valeu um empate a 2 golos aos canarinhos. Da mesma formação transferem-se para o Gil o médio Elias e o defesa João Pedro. Gouveia, que já representou Boavista e Nacional, injecta experiência no lado esquerdo do meio-campo.


Hugo Alcântara – Académica


A Briosa conquistou solidez defensiva com a entrada do possante central brasileiro, vencedor da Taça de Portugal 2004/2005, que faz agora uma dupla de respeito juntamente com a jovem promessa Zé Castro. O emigrante em França Filipe Teixeira regressa a Portugal, deixando uma vaga no centro do terreno do Paris Saint Germain. No ataque, o avançado Gelson, ex- Malmo, junta-se aos já temíveis Marcel e Joeano.


Maciel – União de Leiria


Depois de ter passado de imprescindível a dispensável no Porto, Maciel regressa à cidade onde de notabilizou ao lado de talentos como Derlei, Nuno Valente e Silas.
Com vontade de agarrar um lugar no meio-campo leiriense na sua primeira presença em Portugal é Harison, brasileiro ex-Ponte Preta, bastante bem referenciado no seu país natal. O ala Touré, ex-PSG e Lourenço, emprestado pelo Sporting, vão, certamente, dar muito jeito nas investidas ofensivas da equipa comandada por José Gomes, treinador estreante na 1ª Liga que orientou o Leixões a época passada. De destacar igualmente o lateral direito, jogador que já passou pelo Benfica e que muito jeito deu ao Vitória de Setúbal na época passada.

Renato Queirós – Paços de Ferreira


O campeão da Liga de Honra recuperou o atacante, que deixou muitas saudades na capital do móvel, depois de abandonar o clube rumo à União de Leiria na época passada. O ponta-de-lança formado no Sporting de Braga, Edinho, deixou bem patente o seu talento nos jogos referentes à Taça de Portugal no ano passado, mostrando bons pormenores. Mais experientes são Primo, ex-Moreirense, e Fredy, ex-Académica, ambos reforçando o sector defensivo do plantel. Peçanha, brasileiro ex-S. Raimundo, é o novo nome para a baliza.

Bruno Fogaça – Naval


Mostrou referenciais este avançado vindo do Avaí, do Brasil, com um golo magnifico em Guimarães, indefensável para o guardião Nilson, catapultando a Naval para uma entrada com o pé direito na Liga BetAndWin.com 2005/2006. Quem também facturou na sua estreia foi Lito, ex-Moreirense, que reforçou o ataque, assim como o ex- vila condense Saulo. O experiente Bessa deixa Guimarães para ingressar na formação da Figueira da Foz.

Bruno Vale – Estrela da Amadora


A equipa da Reboleira garantiu o empréstimo de vários jovens dos escalões de formação dos 3 grandes. Bruno Vale, ex-Porto B e já internacional A, parece ter garantido o lugar de titular na baliza depois de uma exibição muito bem conseguida no Dragão, razão pela qual o técnico Co Adriaanse se viu obrigado a elogiar o jovem que regressava a casa.
O FCP cedeu igualmente por uma época o médio Paulo Machado.
Santamaria é novamente emprestado ao clube( sinceramente, não compreendo a razão pela qual não faz parte do plantel leonino) e Valdir é mais um jovem “made in” Alvalade que vai rodar por uma época. Manu, atleta vinculado ao Benfica que ingressou no clube da Luz fazendo parte do “Pacote Alverca” contratado na época passada, vai jogar na Amadora depois de uma experiência nas divisões inferiores do campeonato italiano. Igor, ex- Vitória de Setúbal, é novidade de peso no ataque.

23 agosto, 2005

A Bola Já Rola

A bola já rola em 2005-06. Voltaram os campeonatos, a equipa portuguesa na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões (até ao 4º classificado de Itália, Espanha e Inglaterra e 3º noutros países) é eliminada, e disputam-se as Supertaças, ou Supertacas parafreseando o Ronald "pé canhão" Koeman.
É sobre esta competição que vai incidir o post seguinte:

Em Portugal o Benfica vingou a derrota sofrida ante o Vitória de Setubal na final da Taça de Portugal. 1-0 foi o resultado, com Nuno Gomes a obter o tento dos campões nacionais. Golo precedido de falta de Geovanni sobre Ricardo Chaves, que o juíz da partida não assinalou.

Ficou patente a fragilidade ofensiva dos encarnos, muito por culpa do técnico holandês que insiste em jogar com 3 trincos e em encostar Ricardo Rocha à esquerda em deterimento de Manuel dos Santos.
Assim a equipa fica descompensada Ronald!

No país vizinho o Barça, ou super Barça de Deco, Ronaldinho e Eto'o, levou o caneco em prejuízo do Betis de Sevilha.

Final disputada a 2 mãos, com a curiosidade do factor casa não se ter revelado nada determinante.
Os catalães foram vencer a Sevilha por 3-0 (Giuly, Eto'o e Ronaldinho) no 1º jogo, perdendo depois 1-2 (Eto'o, Dani(2)) em pleno Camp Nou.

Em Inglaterra o nosso colaborador José "fiz um pacto com o Diabo" Mourinho continua a sua saga conquistadora.

2-1 frente ao Arsenal de Warsene Wenger, com bis de Didier Drogba.

Estava dado o tónico para nova vitória sobre os gunners, agora a contar para o campeonato. 1-0 com novo golo do rapaz da Costa do Marfim.

Apesar de não ter sido utilizado, nem convocado, Luis Figo festejou a vitória do seu Inter frente à Juventus.

A Supertaça italiana tem a particularidade de ser disputada no terreno do campeão.

O argentino Juan Veron decidiu a partida já no prolongamento, marcando o tento solitário do encontro.

Na Alemanha não há "Supertaca", existe sim a Taça da Liga, que este ano teve no Shalke 04 o seu vencedor.

Vitória por 1-0 em Leipzig, frente ao Estugarda de Trapatonni e Fernandão Meira.


Rumando a França, onde o Lyon (agora de Tiago) é rei e senhor, deparamo-nos com uma valente goleada.
4-0 ao Auxerre, que parece longe dos seus melhores anos, sendo inclusive goleado esta semana por 7-0 (?!!).

Ao lado na Béliga o Club de Bruge bateu o modesto Germinal Beerschot nas grandes penalidades (4-2). 1-1 no tempo regulamentar.

Por fim na Holanda, no grande derby PSV - AJax, os de Amesterdão levaram a melhor por 2-1.

22 agosto, 2005

67ª Volta a Portugal em Bicicleta

Estivemos lá quando foi preciso fazer a antevisão, voltamos agora para o rescaldo.
O nosso 1º post sobre a volta continha algumas erratas. David Barnabéu não participou, Pettachi idem e Sérgio Paulinho havia entretanto rumado ao estrangeiro.
Foram 10 dias carregados de emoção, onde o pelotão percorreu o país que infelizmente se encontra em chamas.
Passaremos agora em revista os principais factos e artistas da 67ª volta a Portugal em bicicleta.

Gilberto Simoni

Tal como previamos o líder da Lampre veio pura e simplesmente treinar.
Engaram-se aqueles que esperavam um Simoni demolidor na Torre e no alto da Sra da Graça.

Candido Barbosa

Claramente o homem mais forte da volta. Venceu 3 etapas, passou a montanha com classe e no contra-relógio de Viseu acabou a escassos 2 segundos de Claus Michael Moller.
Este seria certamente o ano de Candido, não fosse a escassa (ou nenhuma) informação sobre o novato Vladimir Efimkin.
Não teve "aquele" dia mau tão comum em edições anteriores, mas as contas saíram furadas à LA por 34 segundos.

Francisco Perez

A grande aposta da Maia Milaneza e favorito nº1 à partida.
O trajecto da prova não o favorecia, contudo demonstrou nas etapas da Torre ser o melhor trepador do pelotão.
Quando todos pensavam que iria partir para a vitória em Mondim de Basto, ficou "a pé" e perdeu mais de 5 minutos para o vencedor, Adolfo Garcia da Comunidade Valenciana.
No final da época vai abandonar equipa de Manuel Zeferino e rubricar um aliciante contrato com as Ilhas Baleares de Alexandro Valverde e companhia.

Nuno Ribeiro

Voltou à LA após ter sido despedido pela Liberty Seguros na sequência de um controlo anti-doping positivo que o obrigou a abandonar o Giro de Itália.
Com a preparação "trocada" o vencedor de 2003 esteve longe da forma que nos habituou.

Vladimir Efimkin

Agarrou a amarela na 3ª etapa, onde ganhou cerca de 2 minutos e meio á concorrência e nunca mais a largou.
Natural de Samara, pequena cidade industrial do sudoeste da Russia, este "rookie" de 23 anos surpreendeu tudo e todos pela sua valentia e pela maneira como segurou o 1º lugar.
Não se pense que Efimkin é ou virá a ser um grande ciclista. Pedala pesado, fazendo-nos lembrar Jan Ulrich, contudo está a anos luz do alemão da T-Mobile.
Um erro táctico das principais equipas nacionais entregou-lhe a vitória. 2 minutos e 30 é muito tempo para se recuperar em 7 etapas, sendo que somente em 2 delas se pode realmente ganhar tempo.
Francamente mal a Maia e a LA.

Organização
Nota negativa para a organização do evento. Sabemos que razões burocráticas assim o obrigaram, mas acabar com a chegada ao alto da Torre é simplesmente ridículo.

20 agosto, 2005

Herois de Helsinquia (Parte 2)

Assinalo o meu regresso às lides da blogosfera, com a retoma ao campeonatos do Mundo de atletismo.

Meninas "record do Mundo"

A russa Olimpiada Ivanova venceu os 20kms marcha, com novo máximo mundial, numa prova em que Susana Feitor alcançou um brilhante 3º lugar.
No salto à vara a bela russa Yelena Isinbayeva afigura-se com a sucessora da norte americana Tracy Dragilla. Extasiante a sua exibição, fazendo-nos recordar o "mestre" Sergey Bucka. A nova melhor marca mundial cifra-se agora 1 centímetro acima dos 5 metros.
No último dia de competição cubana Osleidys Menendez, lançou o dardo a 71,70 metros não dando a mínima hipótese à concorrência.

Herois da Maratona
Reza a lenda que um soldado grego correu 42 kms desde maratona até Atenas para anunciar o fim da guerra. Tombaria pouco depois, mas o mito nasceu.

Paula Radcliffe da Grã-Bretanha e o marroquino Gharib consquistaram o ouro na prova raínha.
Se Gharib atacou a pouco mais de 10kms da meta, Paula fez uma corrida ao seu estilo liderando desde o tiro de partida. Simplesmente fantástico!

Dobradinha

Rashid Ramzi triunfou nos 800 e nos 1500 metros. Nascido em Marrocos, viria a emigrar para o Bahrein, tendo inclusive prestado serviço militar ao serviço da sua nova pátria.
Recebeu a distinção de melhor atleta de competição.
O norte americano Justin Gatlin também alcançou o bi, arrecando o ouro nos 100 e nos 200 metros. Ficamos a aguardar os embates com o jamaicano Asapha Powell, ausente por lesão.

Jeremy Wariner

Olhando para o pódio dos 40 metros planos, verificamos que os 2 primeiros classificados são norte americanos, ... brancos!!
Jeremy Wariner afigura-se como o grande dominador da disciplina tendo juntado o ouro mundial ao olímpico conquistado 1 ano antes.
O sucessor de Michael Johnson está encontrado.

Triplas

O grande descata da competição vai para a tripla da Etiópia nos 5 e 1 mil metros femininos.
Igual feito poderia alcançar a Rússia nos 15oo m, contudo a líder mundial acabaria desclassificada.

Pela negativa focamos a não presença do marroquino El Guerouj e as equipas norte americanas de 4x100 masculinos e 4x400 femininos.

13 agosto, 2005

Reforços dos 15 (parte 1)

Depois do constante destaque dado pela comunicação social aos possíveis reforços dos 3 grandes( de realçar os 50 avançados referenciados para o Benfica),durante este defeso, é altura de referir as aquisições dos outros 15 . Aqui vai uma pequena apreciação da Malta da Tropa que curte Bola a algumas das principais novidades:

Hugo Leal – Sporting de Braga



A antiga jovem promessa da Luz procura relançar a sua carreira na cidade dos arcebispos, ajudando os bracarenses nas suas ambições europeias. Depois de passagens pela Atlético de Madrid, PSG e Porto, onde não teve muitas oportunidades para se mostrar, o jogador lançado na Luz com 16 anos vai alinhar ao lado de João Alves, Vandinho ou Castanheira no centro do terreno. Na defesa há apenas a entrada do lateral direito Luís Filipe, emprestado na época passado ao Marítimo pelo Sporting. Na frente a aquisição definitiva de João Tomás parece ser determinante, bem como as entradas de Delibasic (espera-se em Braga que apareça na forma que demonstrou ao serviço do Partizan de Belgrado) e do argentino “Maxi” Bevacqua.

Benachour – Vitória de Guimarães



O internacional da Tunísia apresenta um “background” recheado de fama no seu país natal, onde é mesmo apelidado de “Zizou tunisino”. No seu currículo constam uma Taça de França e uma Taça de África, ao serviço da sua selecção. A sua posição natural é a de nº10, mas já foi várias vezes adaptado às alas, principalmente no seu anterior clube, o Paris Saint Germain. Vai ser concorrente dos também reforços William Tiero e Neca no comando do meio-campo vimaranense. De destacar também as entradas do guarda-redes brasileiro Nilson, que muitas saudades deixou no Náutico, formação que representava anteriormente, e para o polivalente jogador ex-Arsenal Sebastian Svard, emprestado ao Brondby na época anterior pelo clube inglês.

Manuel José – Boavista



A equipa do Bessa manteve grande parte da estrutura do plantel, mudando apenas a equipa técnica e reforçando principalmente o sector atacante. Manuel José, vencedor da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal, parece ser o extremo direito ideal na formação de Carlos Brito, tanto pela sua velocidade como pela facilidade em cruzar. O jovem formado nas escolas do Porto converteu, nesta pré-época, um livre de belo efeito que deu a vitória ao Boavista num particular frente ao Beira-Mar, mostrando igualmente dotes nas bolas paradas.
William Souza é outra das aquisições boavisteiras, após a sua saída do Santos onde jogava ao lado do sportinguista Deivid e do madrileno Robinho. Areias reforçou o lado esquerdo da defesa, concorrendo agora a uma posição que já contava com Carlos Fernandes e Nelson. O experiente central Ricardo Silva,ex-Beira-Mar, é agora companheiro de Cadú e Hélder Rosário no eixo da defesa.

Filipe Oliveira – Marítimo



O jovem treinado por Mourinho na época passado partiu para a Madeira em busca de mais oportunidades para se afirmar, pois não é nada fácil singrar numa equipa com Drogba, Crespo e Gudjohnsen na frente de ataque. Com Filipe Oliveira vem a também esperança Nuno Morais, à procura de um lugar no eixo na defesa ou no sector mais recuado do meio-campo. Nem todos têm a possibilidade de apresentar um palmarés com um campeonato inglês e uma taça da liga…
O conjunto orientado por Juca foi às compras ao mercado brasileiro, onde garantiu o avançado Sergipano ao Alagoas, assim como Fahel e Kanu ao Cruzeiro e Olberdam ao Corinthians Alagoano, por exemplo.

Keita - Rio Ave



O conjunto de Vila do Conde, orientado por António Sousa esta época, não fez contratações sonantes, procurando adquirir jogadores que marcavam presença em escalões inferiores. Keita, o goleador contratado ao Alverca, é a novidade que mais promete, reforçando o sector de Gaúcho, Evandro e Gama. Na defesa, Milhazes é novidade e no meio-campo André Vilas-Boas, formado no F.C. Porto, Diego Pessoa (ex-Náutico) e Cleiton Goiano (ex-Grémio Ilhumense) estreiam-se pelo Rio Ave. Ricardo Jorge(ex-Dragões Sandinenses) e Tiago Carvalho(ex-Marco) deram nas vistas nas suas anteriores formações e dão agora um salto nas suas carreiras com a presença na SuperLiga.

Meyong – Belenenses



O avançado, que marcou o golo decisivo na final da Taça de Portugal ao serviço do Vitória de Setúbal, é exemplo do perfil procurado por Carlos Carvalhal, que optou por jogadores com uma vasta experiência na SuperLiga. Romeu é também nome para o ataque, deixando o Vitória de Guimarães, assim como Hassan Ahamada, ex-Beira-Mar.
No meio-campo o grande reforço é Silas, médio-ofensivo encontrado por Mourinho em clubes de menor dimensão do campeonato espanhol. Pinheiro marca presença no Restelo pela primeira vez e promete usar mais vezes o pontapé canhão que o caracteriza; Sandro Gaúcho e Djurdjevic, que representavam Beira-Mar e Guimarães, respectivamente, apresentam o conhecimento necessário relativamente ao futebol practicado em Portugal. Na defesa aparecem o Gaspar, ex-Ajaccio,que já representou Vitória de Setúbal e Porto, e Vasco Faísca, vindo da Académica e formado nas escolas do Sporting, seguros para ocupar o centro da defesa.

Lacombe – Vitória de Setúbal



Depois de uma época fantástica para as hostes sadinas, o plantel agora orientado por Norton de Matos sofreu uma remodelação profunda, com a saída de 14(!) dos elementos que conquistaram a 3ª Taça de Portugal para o clube, o novo técnico foi obrigado a contratar reforços com um orçamento muito reduzido, optando por descobrir talentos no mercado francês. Da pesquisa francófona resultaram nomes como Lacombe,ex-Mónaco, apontado como o substituto de Jorginho, um nº10 dotado de uma excelente técnica e velocidade, dando nas vistas pela sua capacidade de apoio aos avançados; Dembelé (ex-Nímes), um trinco discreto mas eficaz em pôr termo ás investidas do adversário ou Tchomogo(ex-Amiens), capitão da selecção do Benin, um experiente extremo-direito. O ponta-de-lança Heitor, Pape Amadou Sougou e Janício são reforços adquiridos em território nacional.