29 junho, 2005

Mata da Tropa vs Amigos da Tropa

Realizou-se no passado dia 10 de Junho, no estádio do Fontelo em Viseu, o importante desafio entre a Malta da Tropa que Curte Bola e os Amigos da Malta da Tropa que Curte Bola.

Alinharam as equipas com:
Malta da Tropa: Zé Miguel, Luis Campos, Alexi Lilás, Giberto Mandamil e Alvaro Magalhaes, Octávio Cagado (Armando Teixeira Petit aos 80 min), José Mourinho, Nando Chalana (Ricardo Sá Pinto aos 75min), Franco Foda, Carlos Cardoso e José Cavra.

Amigos: Vitor Baía, Carlos Secretário, Henrique Calisto, José Rachão e Rui Jorge, Artur Jorge, André Carnixeiro, Octávio Machado (Paulinho Santos aos 45 min), António Borges (Liedson aos 65 min), Prof. Neca e Bóbó (Chicabala aos 61 minutos)

Sob arbitragem do conceituado juiz Martins do Santos, o jogo começou com uma fase de estudo,onde as equipas demonstraram recear-se mutuamente.
Aos 30 min. Carlos Secretário num lance infeliz isolou José Mourinho que com uma "biqueirada" de fora da área fez o esférico entrar junto ao poste esquerdo da
baliza à guarda de Vitor Baía.
Estava feito o 1-0, resultado que se manteria até ao intervalo.
Aos 60 min. num gesto de desportivismo José Mourinho coloca o esférico fora das 4 linhas para se prestar assistência a um contrário.
Com a equipa da Malta da Tropa a inteirar-se da condição de Mamadu Bobó, Rui Jorge
efectua rapidamente o lançamento de linha lateral, isolando Liedson , que é carregado na área de rigor.
José Rachão converteu o castigo máximo, igualando o marcador.
Aos 85 minutos, Armando Teixeira, remata forte na passada, com Vitor Baía a não suster o esférico. Reagindo rápido, Baía consegue projectar a bola contra o poste, permanecendo para sempre a dúvida se esta ultrapassou o risco fatal.
A partida terminou com 1-1, seguindo-se confrontos no túnel de acesso ao balneário entre Sá Pinto e elementos do corpo directivo dos Amigos da Tropa.
Na conferência de imprensa José Eduardo Bettencourt apresenta a camisola 23 de Rui Jorge, alegando que esta foi rasgada por José Mourinho.
Jogo viril onde Martins dos Santos puxou 13 vezes do cartão amarelo e 4 do vermelho, sendo que 1 foi por acomulação.
No final um alegre convívio entre todos os intervenientes, afinal foi só um jogo de futebol.

27 junho, 2005

Descansa em Paz Hugo Cunha

Faleceu no passado dia 25 de Junho, vítima de paragem cardíaca o futebolista da União de Leiria, Hugo Cunha. Aos 28 anos, preparava-se para cumprir a sua 2ª época na União, depois de alguns anos em Guimarães.
Formado no Benfica, nunca se conseguiu impôr na Luz, rumando a Campomaior onde debutaria na divisão maior em jogo frente ao GilVicente.
Outros meios de informação diriam que morreu um grande jogador de futebol, um dotado, alguém que passou ao lado de uma grande carreira e sobretudo um homemcom H muito grande, a alma do balneário do Leiria.
A Malta da Tropa não é cínica, para nós Hugo Cunha era um jogador mediano e relativamente ao homem em si não temos conhecimento de causa para opinar.
Escrevemos apenas que a ninguém deve ser roubada a vida aos 28 anos. Paz à sua Alma e condolências a familiares e amigos.

26 junho, 2005

Guardiolas Britânicos

Escreve-nos do Barreiro o experiente guardiola Manoel Galrinho Vento, oferecendo um
importante contributo para a compreensão do fenómeno metafísico residente na idade avançada dos guardiolas titulares das selecções britânicas.

Começamos com o eterno Pat Jennings, titular da Irlanda do Norte, nos mundiais
de Espanha e México, onde com 41 belas primaveras defendeu as redes contra Brasil, Espanha e Argélia de Rabat Madger.
Em 1986 era igualmente titular do Tottenham. Retirou-se aos 45 anos.

Não tão épico, mas certamente mais conhecido para o grande público, temos o intemporal Peter Shilton que com 40 e muitos anos defendeu as redes inglesas nesse mítico e "entediante" torneio que foi o Itália 90. Antes já havia sido o nº1 da selecção de sua majestada nos mundiais do México e de Espanha.
Shilton daria por terminado o seu legado em inícios da década de 90, sendo substituído por outro nome grande e eterno das balizas, David Seaman. O Brasil, e em especial Ronaldinho Gaúcho agradeceram.

Rumando à Escócia encontramos Jimmy Leigthon o nº1 no México 86, aos 28 e no França 98, aos 40(!). Uma referência no Aberdeen.

Finalizamos com Pat Bonner o velho irlandês a quem Gieven (actualmente no Newcastle) haveria de retirar a titularidade dos verdes.
Para a memória a monumental "chapelada" de Rui Costa rumo ao Euro96.

E pronto, foi um prazer poder expressar o pensamento de Manoel Vento, alguém a quem admiramos muito.
Não percam dia 30, a 1ª Gala Anual da Malta da Tropa que Curte Bola em Montemor o Novo.

24 junho, 2005

Alexi Lilás, a história do novo membro

Alexandre Manuel Breitner Dos Santos Lilás, conhecido por Alexi, nascido na nobre Invicta algures durante o século XX. Cedo o seu pai, Johan Breitner Lilás, descobriu nele os pormenores técnicos de que são dotadas as estrelas, e orientou o seu crescimento em função das capacidades da família e das potencialidades do jovem Alexi. Johan ordenava sucesso a Alexi, dizendo-lhe constantemente “Larga essa merda de livros, bai-me pró pátio da Sé jogar á bola com os teus amigos!”. Alexi cresceu no ambiente citadino da cidade do Porto, e cedo se afirmou como o grande craque da zona da Ribeira, nutrindo uma paixão pelo Boavista, clube da sua família! Foi melhor jogador em enúmeros torneios, nomeadamente o Torneio De Beneficiência Pelo Carlitos De Massarelos e o Torneio Sr.Manuel Das Sardinhas No S.João. Aos 20 anos deixou o Passarinhos da Ribeira para assinar um contracto milionário com o clube do seu coração, o Boavista! Ao fim de gigantescas e gloriosas épocas ao serviço dos axadezados, foi condecorado como jogador-não utilizado mais valioso do plantel gerido por Manuel José, e o seu companheiro Marlon Brandão elogiou-o dizendo, “É um cara legal Devo todos os meus golos a ele! Nunca ninguem lavou minhas botas tão bem como o Alexi! Tem um toque dos anjos!”.



Seria este “toque dos anjos” que o levaria a Inglaterra, país que ostentava o futebol digno da sua admiração. Assinou um grande contracto pelo Liverpool, deixou crescer uma longa barba e conseguiu desmedidas glorias, levando os Reds a tri-campeões da Reserves League. Após verificar que era demasiado dotado para uma equipa vermelha, rescindiu contracto e jogou noutras equipas inglesas. Retirou-se do futebol após 23 anos ao serviço do Luton Town, do Wigan, do Darlington, do Millwall e atingiu glória pelo Kidderminster, onde quase bateu o record de Sir Stanley Mathews, como jogador mais velho a pisar um relvado de futebol. Regressou á Invicta como herói da cidade!



Actualmente reside na zona do Padrão, e trabalha no Padroense FC como Assistente Secundário de Pré-Preparação de Estágios das Camadas Jovens, um posto bem merecido após uma carreira de indiscutível sucesso. É um homem do futebol, apaixonado pelo estilo inglês. Acredita que um grande jogador se faz com chuteiras pretas, toque de bola digno de um macho, liderança, virilidade e seriedade. Odeia fitas, bandoletes, botas brancas, prateadas, laranjas... brincas-na-areia! É um gentleman do futebol, daqueles que já não se fazem.

Rossi - o Pesadelo Canarinho

Nas minhas deambulações por esse mundo fora, tive oportunidade de assistir a um dos mais espectaculares jogos de que há memória, juntamente com o meu amigo Bedro Parbosa.
Depois de uma comer uma paelha, visitei o Estádio Serria, em Barcelona, para assistir ao jogo que decidiria o vencedor do grupo C da 2ª fase do Campeonato do Mundo. O cínico futebol italiano defrontava o alegre Brasil, então com uma selecção que foi,para muitos, a melhor equipa canarinha de sempre. Neste jogo, Telê Santana pôs em campo: Waldir
Peres,Leandro,Oscár,Luisinho,Júnior,Toninho Cerezo,Sócrates,Zico,Falcão,Sergonho e Éder.



Júnior e Sócrates - A prova de que o Brasil também era bom em visuais

A "squadra azzurra" de Enzo Bearzot alinhou com Zoff, Gentile, Colovatti,Scirea, Cabrini, Tardelli, Antonignoni, Oriali, Graziani,Conti
e Rossi. Este último foi mesmo o grande herói desta partida. Paolo Rossi regressou ,em 1982, ao futebol depois de uma suspensão de 3 anos,reduzida depois para 2,por ter aceite um suborno para viciar um jogo do campeonato italiano. O jogador sempre proclamou a sua inocência, sendo transferido para a Juventus mesmo durante o tempo de castigo. O Brasil era claramente favorito neste encontro, necessitando apenas de um ponto para passar às meias-finais. Contudo, ninguém esperava uma entrada tão fulgurante da parte dos italianos em jogo ...ou ,melhor dizendo,um início tão feliz da parte de Paolo Rossi. O Brasil esteve duas vezes em desvantagem mas conseguiu sempre empatar. Rossi marcou aos 5 minutos, com Sócrates a responder 5 minutos volvidos.

O italiano marcou de novo e foi a vez de Falcão fazer o gosto ao pé,já no meio da 2ª parte. O ataque brasileiro, com investidas de Zico,Sócrates e Falcão bem tentou dar a volta ao marcador, mas o guarda-redes Zoff,com 40(!) anos, realizou uma exibição notável com defesas impossíveis. A um quarto de hora do final do jogo, Rossi fez o hat-trick(muito ajudado pela defesa brasileira nos seus tentos), lançando a Itália para um resto de campanha extraordinário, que culminou com a conquista da competição, frente à Alemanha Ocidental,com um resultado de 3-1.


Para ver e rever:
http://www.youtube.com/watch?v=7z6Vv29q-Us

22 junho, 2005

Defesa vs Avançado

Serve o presente artigo para enaltecer o espírito guerreiro dos referidos (no artigo claro) defesas (trincos e centrais). Homens valorosos que tudo faziam (uns continuam a fazer) para parar os virtuosos avançados contrários, não se incumbido de recorrer à falta, à dentada, à cotovelada, à arma branca e de fogo...etc etc.
Grandes duelos ao bom jeito de Mário Jardel vs José Soares (esse é o melhor de todos) naquele gostoso Campomeiorense - Nosso Porto.
Jorge Paulo Costa Almeida vs George Weah

2 Rounds, uma mão e um nariz partidos. Um clássico da champions league! Curiosamente Weah viria a ser distinguido pela FIFA com o prémio Fair Play. Divinal!

Jorge Paulo Costa Almeida vs Avançado da SL


Trapatonni vs Coluna e Eusébio

Magistral a maneira como o agora treinador do Estugarda aniquilou as duas principais referências dos escarnados na final de 1963. Coluna e Eusébio tiveram que concluir a partida ao pé coxinho, uma vez que naquele tempo eram permitidas substituições...e parece que cartões também não.

Morais vs Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Grande mestre da "sarrafada" e do tackle por detrás, o "leão" Morais (o do cantinho) arrumou com o rei Pelé, em jogo a contar para o Mundial de 1966.
Foram duas "pantufadas" de se lhes tirar o chapéu!

João Paulo Maio Santos (aka Paulinho Santos) vs JVP

Um grande duelo, uma referência obrigatória para todos os amantes da arte dos caceteiros. Todo o fã de futebol que se preze vibrou com as correncias JVP/ Paulinho Santos. Decorria o ano de 1994 e já estes 2 colossos de Rhodes de degladiavam em jogo a contar para a super taça Cândido de Oliveira. Muitos outros duelos se seguiram, até aquela noite de gala nas Antas onde o cotovelo de Paulinho colidiu várias vezes com as queixadas do então capitão encarnado.
Momentos épicos se seguiram desde as declarações de Paulinho: "Vocês viram-me a agredir alguém? Eu não agredi ninguém cxxxx!" ...até a mítica conferência de imprensa onde João Pinto aparece com o maxilar engessado e com notórias dificuldades para discursar. Quando questionado sobre um hipotético perdão a Paulinho Santos, João lança um sofrível: "Outa bez"?

Pedro Emanuel vs Mário Jardel vs Pedro Manuel Mantorras

Pedro Emanuel era um jovem boavisteiro, que se haveria de tornar vencedor da Taça Uefa, campeão europeu e campeão mundial de clubes ao serviço do nosso Porto. Nos duelos com os grandes de Lisboa, Pedro arrancou para autênticos recitais da "paulada" e da cacetada.

20 junho, 2005

Tueba

Tueba Menayame nasceu em 1963, em Kinshasa no Zaire, esse belo país ora denominado Congo, ora Zaire, ora República Democrática do Congo, ora Zaire de novo, etc etc etc.
Terra que deu N'Kama, Basaúla, N'Dinga, Kipulu, Mandla Zwane, N'Tsunda, entre tantos outros.
Tueba chegou à luz em 1986 proveniente do Vita Club.
Permaneceu ao serviço dos encarnados da 2ª circular durante duas épocas, tendo apontado2 golos em 27 partidas.
De seguida rumou ao Vitória Sadino, tendo igualmente passagens triunfais por Santo Tirso, Faro, Barcelos, Leixões, Amora e Ourique.
Em 1998/99 terminou uma carreira carregada de pós modernidade (http://futeblog-total.blogspot.com/) ao serviço desse grande clube que é o União de Santiago do Cacém.
Um trota mundos com vontade de descobrir Portugal, uma pérola, alguém que nunca aguentou mais de 2 anos no mesmo lugar, um esteio no meio campo, um trinco de cariz ofensivo, alguem a quem Toni negou o direito de pisar o Neckarstadium de Estugarda. O que aconteceria se fosse Tueba e não António Veloso a marcar a 6ª grandepenalidade dos encarnados?

18 junho, 2005

11 da SL 2004-05

Escreve-nos de Fão, pequena cidade minhota nas margens do Cávado, Luis Campos, possivelmente o JohnNash do futebol português.

Caros srs, Malta da Tropa que Curte Bola, apresento de seguida o melhor 11 da SLépoca 2004-05.
Com estes eu seria capaz de encarar a champions league de peito aberto.
Na baliza Yanick, homem que tal como eu, insiste em descer de divisão ano após ano.

Na defesa, Argélico Fucks e Hugo deram segurança sempre que jogaram, Areias foi consistente e Mário Sérgio confirmou o seu valor.

O meio campo é todinho ele um portento de raça, fantasia e classe. Paulo Almeida como médio mais recuado, Claudio Pitbull e Everson da Silva nas alas e ao Hugo Leal, o homem que o Futebol CLube do Porto contratou em clara provocação ao Benfica.


Na frente o terror das balizas, a dupla goleadora, Mota e Delibasic.

O treinador seria eu próprio, Luis Filipe Hipólito dos Reis Pedrosa Campos, "coadjuvado" por esse grande nome que é Carlos Cardoso.
Saudações de directamente da praia de Fão, onde gozo umas merecidas férias e aprofundo o meu mais recente projecto: "Futebol de ataque sem atacantes".

17 junho, 2005

Jovens Craques

Nas últimas semanas, pedimos aos nossos lacaios(que moram na masmorra do edifício do Malta da Tropa que curte Bola,situado perto da casa do major Valentim) que fizessem de olheiros e procurassem,por esse mundo fora, jovens valores para divulgarmos. Já nos entregaram o relatório e nós,almas caridosas, fizemos questão de lhes oferecer um pratinho com côdeas.
O primeiro jogador em questão é já internacional pelas selecções mais jovens dos Estados Unidos da América, país onde Beto Baggio falhou um penalty que deu o Mundial ao Brasil.Chama-se Freddy Adu,joga actualmente no DC United,é um jovem avançado,joga bem com os dois pés e faz maravilhas com a bola. Veio do Gana muito novo,em 97, mas só em 2003 conseguiu a cidadania norte-americana. Antes de completar 14 anos já tinha assinado um contrato com a Nike,no valor de 1 milhão de dólares, o que demonstra bem a opinião da empresa em relação ao seu valor. Já 3 anos antes uma oferta do Inter de Milão pelo jogador havia sido rejeitada pela mãe de Adu. Na sua estreia como internacional americano,pelos sub-17,contra a Jamaica, fez uma assistência,marcou um golo e foi considerado o melhor em campo. Tem 1,74 metros e 16 anos(nasceu em 89).A revista Sports Illustrated mandou realizar uma pesquisa ao país de origem do rapaz,para confirmar a sua idade, mas nenhuma irregularidade foi encontrada. Fala-se ainda de uma possível transferência para o PSV Eindhoven.


A próxima estrela é portuguesa,de nome Ricardo Vaz Tê. Joga em Inglaterra,no Bolton, e mostrou no último torneio de Toulon uma qualidade acima da média,com 3 golos em 5 jogos. Iniciou a sua carreira nas escolas do Sporting, tendo passado depois pelo Real Massamá e Faranse. Nas captações do Bolton, marcou 5 golos no seu 1º jogo, o que levou a equipa técnica a ficar com o português no plantel. Na última época teve algumas oportunidades na Premier League para mostrar o seu valor e,aos 18 anos,é já um dos grandes avançados oriundos do nosso País.


Leo Messi tem 18 anos e é a grande revelação das selecções mais jovens da Argentina.Começou a sua carreira no River mas,devido a um problema de saúde,mudou-se para Espanha,juntamente com a sua família,para ter acesso a um melhor tratamento médico.Em 2000 teve a sua 1ª oportunidade nas escolas do Barcelona,marcando 35 golos em 30 jogos. O seu 1º jogo na primeira equipa do clube da Catalunha foi,curiosamente,contra o Porto,na inauguração do Estádio do Dragão. Detentor de um pé esquerdo fabuloso costuma actuar na mesma posição que Ronaldinho Gaúcho. Já marcou na liga espanhola,frente ao Albacete,na vitória do Barça por 2-0.

16 junho, 2005

11 da Super Liga 2004-05

Escreve-nos de Setubal, onde goza umas merecidas férias, o sobredotado misterJosé Mário Santos Mourinho Felix.

Caríssimos amigos Gilberto, José e Octávio, gostaria, agora que terminou a época de dar o meu humilde contributo ao vosso mui digno blog. Agradeço desde já todo o apoio prestado ao longo da época, nos bons e ... mau momento.
Tomo a liberdade de escalar o 11 que a meu ver foi o melhor da Super Liga na época que termina.
Na baliza escolho o vilacondense Mora.

A defesa é composta por Alex e Jorge Luiz nas alas, com Enakarhire e Luisão no centro.

No meio campo Manuel Fernandes mais atrás e depois um triângulo com João Moutinho, Ibson e Jorginho.

Na frente Liedson e João Tomás .

Equipa de luxo, orientada pela dupla vencedora da taça de Portugal, Carlos Cardoso e José Rachão.

Espero continuar a colaborar com este blog, com o qual me identifico bastante.
PS1: Alguém quer o Kezman? (é verdade que o Benfica o quer? Ui,... isso é que era!)
PS2: Apareçam cá por casa.