30 maio, 2005

Geometria versus Totalidade

Naquela quente tarde no Verão de 1988, defrontaram-se no Olímpico de Munique 2 dos mais marcantes estilos futebolísticos do século passado.

Falo obviamente de futebol geométrico de Lobanovski e do futebol total de Rinus Michels.

Igor Belanov a grande estrela soviética da altura, desperdiçou uma grande penalidade com o resultado ainda em branco. Lobanovski manteve-se impávido e sereno, como senada tivesse sucedido, como era seu apanágio.
Na sequência de um pontapé de canto (após grande defesa do lendário RinatDasaev), o neandertálico Rud Gullit de cabeça inaugurou o marcador.

Já na 2ª parte o elegante (a jogar claro) Marco Van Basten faria o 2-0 com umdos remates mais pos modernos, mais estalinistas, ...mais tudo, da história do futebol. Um grande golo só ao alcance dos predestinados como Van Basten ouArmando Teixeira "Petit".
No final a totalidade triunfou sobre a geometria, vingando a derrota por 1-0 sofrida na fase de grupos.

http://www.youtube.com/watch?v=uvEG23WhL-4

27 maio, 2005

Espectáculo vs Pragmatismo

Estamos em Espanha, 5 Junho de 1982.
Após uma 1ª fase de grupos onde malhou forte e feio na concorrência (com excepção da geometria de Lobanovski 2-1), o Brasil de Tele Santana afigurava-se como o principal candidato à conquista do ceptro mundial.

Pontificavam nesta equipa verdadeiros deuses do estádio, como o dentista Sócrates B.S. de Sousa Vieira de Oliveira, o rapino Paulo Roberto Falcão e Artur Antunes Coimbra, mais conhecido por Zico.

Defrontando uma Itália que ainda não tinha convencido ninguem (4 empates em outros tantos jogos), o escrete seria derrotado sobretudo devido à acção de um homem, Paolo Rossi.

Com 5 minutos para jogar, e com o marcador em 2-1 Falcão empatou a partida colocando o Brasil praticamente nas meias finais. Já nos descontos Rossi faria o Hat-Trick levando ao delirio transalpinos e às lágrimas a nação da ordem e do progresso.
O pragmatismo venceu o espectáculo por 3-2, seguindo a Itália em frente num mundial que acabaria por conquistar.

25 maio, 2005

A Magia Do Estadio

Na minha opinião,os estadios são dos sitios mais bonitos para se estar.Nas minhas meditações a volta do globo,ja passei por inumeros estadios da bola,cada qual,com a sua historia,o seu valor,qualidade.Mas claro,há recintos que nunca se esquecem,uns mais miticos que outros.Simplesmente há estadios que nunca se esquecem.Comecemos por um dos que eu considero mais miticos do futebol.O Estadio do Maracanã!De seu nome,Estadio Jornalista Mario Filho,foi construido para ser anfitrião do inesquecivel Mundial 50.Denominado Estadio Municipal,só em 64 recebeu a designação "Mario Filho".O que quase ninguem sabe,é que a alcunha "Maracanã"deriva de 1 rio vizinho ao estadio,com o mesmo nome,que por sua vez,recebeu o nome tipico de 1 papagaio brasileiro.

Acho que posso afirmar com a-vontade,que se tornou mitico,logo em 1950,na final do Mundial,que o Uruguai ganhou ao Brasil,com o Maracanã a "transbordar" pelas bordas,com 200.000 brasileiros.Ainda hoje é o recorde de mais gente num estadio,num só jogo.Após este jogo,o desespero tomou conta do país,chegando ao ponto de algumas pessoas cometerem suicidio.Na decada de 90 sofreu remodelações,e a sua capacidade baixou significativamente.


Estadio Giuseppe Meazza
´
Inaugurado em 1925,em 1935 ja tinha capacidade para 55.000 pessoas.em 1980,foi dedicado a Giuseppe Meazza,simbolo do Internazionale,e que jogou pelo AC Milan 2 epocas.

Para o Mundial 90 em Italia,o estadio foi novamente modernizado.O estadio tem 1 entrada unica e original,uma especie de torres cilindricas,que so quem se aproxima delas,repara o quanto magnanimas são.

Actualmente a capacidade deste estadio,é de 85.000 pessoas,onde os fãs se sentam nos topos,tendo uma visão perfeita de jogo,e fazendo a festa do futebol,tipica das claques.So quem ja assistiu ao vivo a 1 jogo do Milan,é que tem a percepção do ambiente fantastico que envolve.

Estadio Alberto J. Armando
Se me referir a este nome,a maior parte dos fãs perguntam-me,"mas que estadio é esse?".Mas se eu falar em "La Bombonera",ja todos sabem a que me refiro.

Curiosidade - Sabiam que a alcunha do estadio "La Bombonera",foi dada pelo engenheiro Juancarlos Del Pini,na inauguração a 25 de maio de 1940,quando recebeu uma caixa de bombons de chocolate dos seus trabalhadores,e exclama "El estadio me parece una caja de Bombom!"Está tudo dito.Conhecido pelo seu ambiente infernal,que so adeptos do Boca Juniors sabem transmitir,este estadio,que teve o prazer de ver nascer e jogar um dos maiores jogadores de futebol de sempre,Diego Maradona,El Pibe,


este estadio,inaugurado em 1940,tem uma capacidade de 57446 lugares,ocupados sempre pelos fieis seguidores do Boca.Estadio Mitico da Argentina.
No futuro abordaremos mais estadios,assim que tiver + tempo disponivel.

24 maio, 2005

A Geometria ao Serviço do Futebol

Desde tenra idade que aprendi a ser um amante do futebol geométrico praticado pela antiga União das Républicas Socialistas Soviéticas. Ainda recordo com saudade os 5 a 0 com que a turma de Lobanovski brindou Portugal, num jogo de qualificação para o Europeu de 84.
Curiosamente, a URSS não conseguiria estar presente no dito torneio muito por culpa uma "espoliação" que transformou uma falta cometida por Demianenko sobre Nando Chalana a 4 ou 5 metros da área de rigor, numa grande penalidade, prontamente convertida por Rui Manuel Trindade Jordão.
Refeitos do roubo (com todas as letras e mais algumas se as houvesse), os russos conseguiriam o apuramento para o esse mítico torneio que foi o México86.
Quis Deus Nosso Senhor que o grupo C fosse constituído por Canadá (aquele pontapé livre com 2 barreiras), Húngria, França e a própria URSS.
É então que a 2 de Junho, no estádio de Irapuato se defrontam 2 dos mais belos estilos futebolísticos do século passado. De um lado a geometria de Lobanovski e do outro todo o explendor da escola magiar que havia eliminado a Holanda de Gullit, Van Basten e do Frank "o médio invisível" Rijchard.

Pontificavam no lado da geometria, o lendário Rinat Dasev, Protassov, Belanov e Oleg Blochin.

Na Hungria temos o também ele lendário guardião Peter Distzl, o defesa com cara de madeireiro Antal Routh, e os avançados Marton Esterhazy e Tibor Nyalisi.

A geometria saíria vencedora por concludentes 6-0, manientando por completo a sua congenere magiar.
Um grande jogo que tivemos aqui o prazer de recordar.

22 maio, 2005

Benfica Campeão

O nosso isento Blog endereça os parabéns ao Sport Lisboa e Benfica SAD pela conquista do seu 28º título nacional, ou 31º se quisermos contar com os 3 título de campeão de Portugal obtidos na década de 30.

Apesar de todos os percalços de uma época atribulada, de onde destacamos as míticas goleadas ante Belenenses, Anderlecth e Estugarda, o Benfica de Trap conseguiu pôr finalmente termo a 11 anos de jejum.
Não nos vamos alongar muito mais nos comentários, porque não é nosso apanágio demonstrar algum favorecimento relativamente à equipa a, b ou c, mas gostaríamos de enviar um grande amplexo aos novos detentores do ceptro da Super Liga.
Nas pessoas de José Cavra, Gilberto Mandamil e Octávio Cagado, uma grande salva de palmas ao campeões: CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP.
Não podemos contudo, deixar de criticar viamente a atitude dos adeptos desse grande clube que é o nosso Porto pela falta de desportivismo demonstrada.
Meus amigos os verdadeiros campeões dão-se a conhecer na hora da derrota, aceitando o sucesso do adversário, mantendo a consciência tranquila de que tudo se faz para contrariar o resultado final.
Portugal é de todos nós, não há Mouros nem Tripeiros, apenas seres humanos que nasceram ou vivem neste pedacinho de terra à beira mar (que foi para a 2ª) plantado e que atravessa uma grave crise, então para quê tudo aquilo que se verificou nos Aliados? O País ganhou algo?
Não!
Foi só um campeonato de futebol... para o ano há mais.

20 maio, 2005

Rio de Estrelas

Ao atravessarmos o nosso Portugal na procura de equipas que contribuiram para o futuro do futebol português, somos obrigados a fazer uma paragem no norte, mais precisamente em Vila do Conde. Não me refiro ao Rio Ave de Peu e Nelo(grande esperança benfiquista), apesar deste também nos ter dado um pouco do seu perfume, mas volto ainda mais atrás no tempo.
Ao folhear o livro de recordações do meu caro amigo Dauto Faquirá, espanto-me ao ver o Rio Ave da época 81/82. Sim, ou não seria essa a altura em que Mourinho Félix treinava este histórico clube.



Detenho-me perante esta relíquia. Em cima,o 3º a contar da direita é obviamente, o mister Félix, o obreiro desta grande equipa, antigo guarda-redes internacional, nesta foto seguido do capitão Duarte, que empurrava a equipa para a frente com enorme facilidade. Agora vejam o barbudo, 4º a contar da esquerda. Estamos perante Brito, um poderoso central brasileiro, que hoje, enquanto treinador-adjunto do Chelsea, usa também o seu primeiro nome, Baltemar. Ao lado o seu companheiro no eixo da defesa, Figueiredo. Em baixo estão nomes como Quim, o esforçado Adérito,Álvaro e Paquito. Nesta altura, com uma diferença entre grandes e pequenos muito mais acentuada( era quase impossível o Porto perder em casa 4-0 com uma equipa que luta para não descer, por exemplo), Mourinho Félix levou o Rio Ave aos lugares cimeiros da tabela. Mas falemos do jogador em baixo, 3º a contar da esquerda. Nessa altura, nem sempre convocado, este miúdo com uns 20 anos, apesar de pouco jogar, era um génio no que toca a relatórios de adversários.



Sim, estamos perante o maior rosto de Portugal no estrangeiro actualmente, o grande José Mourinho. Foi assim que Zé Mário aprendeu aquilo que o viria a tornar no melhor treinador do mundo, já anos depois de colaborar com o pai no Vitória de Setúbal.
Outra personalidade bem conhecida do nosso futebol e que passou por esta equipa de estrelas foi Mário Reis, na imagem com o guarda-redes Trindade.


Equipas como esta merecem ser relembradas com nostalgia, pois foi esta uma ponte para a poderosa equipa de Carlos Brito nos nossos dias.Viva Rio, viva Ave, viva toda a população de Vila do Conde.

18 maio, 2005

Obrigado Sporting!


Acabou,há poucas horas,a tão esperada final da Taça Uefa. A grande epopeia do Sporting acabou,apesar da derrota, com honra e glória, pois é impossível esquecer os momentos inesquecíveis que o clube de Alvalade proporcionou aos seus adeptos e a todos aqueles que ,mesmo não sendo sportinguistas, conhecem a essência deste desporto e tanto o apreciam.

O Sporting chegou até esta fase por mérito próprio, calando as bocas de muitos invejosos que desejariam uma eliminação precoce. Hoje, a equipa "leonina" dominou a 1ª parte por completo, mas a tremenda sorte russa,aliada a uma estrtégia bem montada,acabou por decidir o jogo. O momento marcante da partida acabou por ser o lance em que Rogério falhou,de baliza aberta e de forma muito azarada, o golo do empate para os "Leões". O contra-ataque protagonizado pelos brasileiros Vágner Love e Daniel Carvalho foi fatal, deitando por terra a força física e mental que restava aos portugueses.
Já no final do jogo, os adeptos da casa tiveram uma atitude notável de fair-play, ao aplaudir os novos vencedores da Taça Uefa e, obviamente, os jogadores leoninos que tantos sorrisos provocaram nos rostos sportinguistas nas últimas semanas.
Por tudo o que nos foi proporcionado nestes meses,só nos resta dizer, neste final de época, OBRIGADO SPORTING!

Descansem em Paz

A Malta da Tropa que Curte Bola está de luto devido às mortes do comentador desportivo Jorge Perestrelo e de João Manuel, jogador do Moreirense.
Condolências aos familiares e amigos.

Perestrelo foi uma espécie de rebelde da rádio, contagiando toda uma geração com as suas expressões sui generis: "Aqui comigo, ripa na rapa queca"; "Daí nem que o Jacaré tussa"; "Qué que é isso oh meu"; "Essa? Até eu com a minha barriguinha ia lá e facturava"; "Machimbombo"; "O mataco pesa-te toneladas pah", ...etc etc etc
Deixou-nos há poucos dias vítima de enfarte do miocárdio.

João Manuel, jogava no Moreirense, mas notabilizou-se sobretudo na União de Leiria, onde chegou a ser treinado por José Mourinho numa célebre equipa que continha Derlei, Nuno Valente, Tiago, Maciel, Helton, Bilro e tantos outros.
Médio defensivo de qualidade inegável, faleceu hoje com 36 anos vítima de doença prolongada.
Recordo com nostalgia um comentário de José Carlos Soares a quando de um União de Leiria - Sporting: "Este João Manuel é daqueles que passou mesmo ao lado de uma grande carreira! Que jogatana está a fazer!"

15 maio, 2005

Rescaldo do Derby

E pronto, o derby já lá vai, mas nós membros da Malta da Tropa que Curte Bola, gostaríamos de deixar o nosso sábio parecer.
Um jogo equilibrado, com um ligeiro ascendente (de certa forma consentido) por parte do Benfica.
Quando já todos estávamos conformados com o nulo e título quase certo lá para os lados de Alvalade, eis que Ricardo "O Aviário do Montijo" Pereira decide dar uma "sapatada" na monotonia.

Este homem, titular da selecção nacional, tem realmente o poder fantástico de pôr uma nação inteira a rir.
Quem não se lembra da brilhante saída no pontapé de canto que ditou a derrota no europeu contra a Grécia? ...ou então mais recentemente o golpe de vista contra o Liechenstein?
Épicos são os momentos que se seguem aos golos com "Labreca o rei dos frangos" a protestar (sabe-se lá de quê) ora com a defesa, ora com o trio de arbitragem, que se questiona: "Mas este gajo está a falar de quê? O que é que ele quer?".
Luisão aproveitou a dádiva e fez acreditar os 14 milhões (?!) de benfiquistas espalhados pelo Mundo, no fim do jejum.

Para concluir, gostaríamos de deixar uma palavrinha de apreço para o Rio Ave e para a excelente réplica dada ao nosso Porto, fazendo lembrar o jogo contra o Benfica, onde os rapazes de Vila do Conde comeram positivamente a relva.
Valorosos guerreiros estes de Vila de Conde.

12 maio, 2005

Olé Negrete

Dia 3 de Junho de 1986, estádio Azteca 2000, de um lado os demónios belgas com Jean Cleumens, Eric Gerets, Hugo Bros, o teenager Enzo Sciffo e o lendário guardiola Jean Marie Pfaff, do outro o anfitrião da competição com o seguro Larios, Munoz, Thomas Boy, Hermosillo, o mítico Hugo Sanchez e... Manuel Negrete.
A meio da 1ª parte Boy centra para a área dos belgas e Negrete com um pontapé de moínho fantástico abria o marcador! Gritaram-se "olés", nasceu a Hõla, Negrete era o heroi nacional ofuscando o madrileno Hugo Sanchez.

Teria sido possivelmente o melhor golo do torneio não fosse Diego Armando Maradona lembrar-se de nos quartos de final fintar meia equipa inglesa e fazer o 2-0.
Com esta obra prima abriram-se as portas da Europa, a este jovem de 27 anos, com Jorge Gonçalves a resgastar esta pérola latina ao América.
Rumariam a Alvalade também oriundos do mundial de 86, o guardião uruguaio não utilizado, Rodolfo Rodriguez

e o jovem médio brasileiro Paulo Silas.

Era o Sporting sedento de títulos a reforçar o seu plantel para atacar o título de 1986-87, na pose do nosso Porto, que haveria de se tornar campeão europeu.
Os leões concluíram o campeonato num honroso 4º lugar atrás de Vitória de Guimarães, Porto e Benfica, conseguindo igualmente valorosa performance na Taça de Portugal, sendo derrotados na final pelo Benfica (dobradinha) por 2-1.
Foi o reconhecimento das (in) capacidades de Negrete e Rodriguez que rumariam à origem no final de uma época, onde Frank Rijchard se tornou conhecido no mundo do futebol como o médio invisivel.
Saudações desportivas

09 maio, 2005

A Escola Búlgara

Serve o presente post para recordar a magistral equipa do CSKA de Sófia, época
82-83 que acabaria por se sagrar campeã pela 4ª vez consecutiva, 23ª no seu
historial.

Grupo de trabalho, constituído por autênticos génios à escala búlgara, de onde
se destacam na fila de baixo Radoslov Zradkov "Radi" (1º a contar da esquerda) e
Sladkov (4º a contar da esquerda), que haveriam de rumar, após o mundial do
México, ao europeu Desportivo de Chaves.
Realce igualmente para Stoiko Mladenov (2º a contar da direita, também em baixo)
que ingressaria, igualmente no pós México 86, no também ele europeu emblema da
Cruz de Cristo.
Fazendo uma regra de 3 simples e atendendo aos jogadores que por lá pssaram
posteriormente (Emil Kostadinov, Lubo Penev, Hristo Stoichkov, Ivanov, Tanev
(futuro flaviense),...) somos obrigados a concluir que o CSKA deve possuir na
sua galeria de trofeus cerca de 40 taças de campeão búlgaro.
Então, como se previa no seu início de carreira, João Paulo Brito terá dado
mesmo o salto para um grande.
Obrigado ao meu primo búlgaro Radoslav Cavrov pela cedência da imagem e
identificação dos jogadores.

07 maio, 2005

Herois Do Passado

Aproxima-se a final da Liga Dos Campeões,a qual tive o prazer de assistir muitas vezes.Cada final da Champions é unica,é a magia,o desporto rei no seu melhor.As 2 melhores equipas da europa encontram-se na final,para disputar o prémio maximo do futebol de clubes.è 1 honra para qualquer clube disputar este troféu.Quem acompanha o panorama futebolistico,sabe muito bem que o melhor clube do seculo para a FIFA,o Real Madrid,ja levantou o caneco 9x, o Milan 6x,e por ai fora.Sabe quem sao os habituais da LIga.Não estou aqui para falar disso.Estou aqui para falar,daqueles,a quem a glória so permitiu erguer o Trofeu 1 vez,para falar daqueles que estiveram perto de tocar o céu,e não conseguiram.Gloria aqueles que deixaram o seu nome na imortalidade...

O Nottingham Forest é 1 bom exemplo.Um dos clubes + antigos de Inglaterra,fundado em 1865.Quem quiser saber + sobre a historia do clube,que se diriga ao site oficial.A gloria do clube,veio a partir de 1975.Por algum tempo o Nottigham esteve na 2 divisão.depois disso surgiu em força.John O'Hare e John McGovern vieram do Leeds,

,para reforçar a equipa.Jogadores como Kenny Burns, Larry Lloyd, Peter Shilton, Colin Barrett e David Needham,vieram reforçar tambem a equipa e o sonho concretizou-se.
Entre 1978 e 1980,ganharam quase tudo o que há para ganhar.2 Taças dos Campeões em 1979 e 80,entre Charity Shields,etc.
em 1980,a parceria entre Brian Clough e Peter Taylor,os 2 responsaveis pelo sucesso do Nottingham desmantela-se.o Nottingham nunca + seria o mesmo.

Actualmente navega por divisoes inferiores.
O Aston Villa,é outro exemplo de quem tocou o céu por 1 vez.

O Aston Villa ja vinha dando provas da sua capacidade na altura.em 77-78 chega aos 4/12 da Taça Uefa,sendo batido pelo Barcelona por 4-3.Em 80-81,o Aston~nao foi derrotado em 12 jogos seguidos,o que s veio a revelar fulcral para a 1 titulo de campeao Ingles,após 71 anos.Em 81/82,o Aston,após eliminar o Dinamo Kiev e o Anderlecht,chega a final da Taça dos Campeões,contra o Bayern Munique.Os herois desta noite foram Peter Withe e o Guarda Redes Nigel Spink,que substituiu o lesionado Jimmy Rimmer,após 10 minutos de jogo,e que defendeu tudo oq ue havia para defender.

Ainda ganharam a Supertaça Europeia,mas a partir de 1983,foi sempre a descer.Actualmente milita na 1 divisão Inglesa,em 10º lugar.
Continuaremos num proximo post.

05 maio, 2005

Mascotes II

Por terras norte-americanas encontramos mascotes muito fora de comum.
Na MLS american,encontramos a equipa do Colombus Crew,cuja mascote é 1 boneco chamado...Rap Man.

Para os lados do solarengo Miami,a equipa dos Miami Fusion tem como mascote,um reptil chamado Gecko
Para os lados da Oceania,Australia,existe a ekipa dos Brisbane Strikers.è verdade,na australia não é so aborigenes e cangurus,tb ha bola.A mascote dos Strikers é...Thor,o Deus Nordico do Trovão!
O que faz 1 deus nordico como mascote de 1 ekipa australiana?Não faço ideia.
Para o oriente,mais concretamente no Japão,a equipa Gamba Osaka,tem 1 mascote que parece saida de 1 série de anime,o Gamba Boy

Os Kashima Antlers,usam um...veado,como mascote,chamado Shikao
.
Espero k tenham gostado destas viagens pelo mundo das macotes.