27 fevereiro, 2005

Calma aos lagartos

Uma das coisas pela qual tenho sido questionado é uma não alusão clara ao Sporting Clube de Portugal neste Blog sério.
O meu amigo Fernando Mendes chefe da Juve Leo e aqueles bacanos que invadiram o relvado do Alvalade XXI qdo o Geovanni mandou aquele petardo à baliza do Labreca na época passada, apanharam-me na rua e perguntaram-me:
"oh José Cavra, então e o nosso SCP, não tem lugar no teu blog? Pensas que nós não somos sérios? Nós somos o clube mais eclético do país, nós temos uma Academia em Alcochete, nós temos sanidade financeira...
Como não gosto de ser acusado de injusto vou dedicar este post ao clube verde e branco, com filiais em tomar, em faro e na covilhã.
Assunto: Rodrigo Tello.
Mais um Verão, mais um defeso futebolístico, os 3 grandes (ou 4 se incluirmos o Boavistão do Mister Jaime "o futebol é para homens de barba rija" Pacheco)reforçavam-se na ânsia de chegar ao título.
José "isto não é uma casa de arruaceiros" Roquete apresenta em conferência de impresa, o melhor médio esquerdo da américa latina, o chileno de 19 anos que todos queriam contratar, mas vei-o para o scp pela módica quantia de 900 mil contos....Rodrigo Tello.
Zé Roberto, Killy Gonzallez, Rivaldo, Serginho, entre outros, eram figuras de segundo plano no lado esquerdo..."da man" era Rodrigo Tello.
Carlos Secretário e Ivan Dudic conseguiriam fazer frente a Tello?
Os factos deram razão a Roquete e Tello mostrou e continua a mostrar ser uma aposta válida para os quadros leoninos. Realce para o golaço marcado em Braga há 2 anos, e para a média de 34 minutos por época (cerca de 1 por jogo) e de 0 jogos a titular.
Esperamos que o SCP consiga resistir aos Euros, ou aos Dolares e consiga segurar no seu plantel Rodrigo Tello por mtos e largos anos.
Com Tello a asa esquerda do scp tem o futuro garantido.

26 fevereiro, 2005

O Derby de Segunda Feira dia 29/02


Isto de se ter um blog faz com que um gajo, sério como eu, se torne mais conhecido doque o Elpidio Silva em Guimarães, ou até mesmo que o Kasongo em Chaves...e pq não do Pablo Rodriguez em Itália.
As pessoas dirigem-se a mim na rua e perguntam: "José tens q fazer a antevisão do Nosso Porto - Benfica, José Cavra da-nos o teu saber".
Ok como os pedidos e interpelações têm sido mtos (um gajo quase nem pode sair à rua, agora entendo oq sentia o Paulo Vida qdo estava em campo maior), vamos la perder uns minutos da minha vida a prever o jogo do título.
De um lado temos um campeão europeu que empata em casa e ganha por 1-0 fora, e do outro temos uma equipa que costuma ganhar por 1-0 nos jogos de pré temporada ao carouge da 4º divisão suiça.
a história da vantagem ao nosso porto, que triunfou num ultimos 10 ou 11 anos, com maior ou menor díficuldade (quando as coisas apertavam lá estava o saudoso guarda Abel para reparar os erros de arbitragem ao intervalo no mítico tunel das Antas).
Os tempos mudaram, as Antas foram demolidas e o novo Dragão parece não ter tunel.
Ontem à noite, estava eu em Lisboa qdo decidi ligar ao velhinho trap, para falarmos um pouco sobre futebol ...e futebol.
Ele expos-me a sua filosofia de jogo, algo que me tem acompanahdo smp ao longo da vida, mas que já começo a ficar farto de ouvir:
"José o importanti é no perderi. campeonato é pi longo."
Como o velhinho trap não quer perder e o nosso porto não costuma ganhar, então a minha previsão é um empate a zero, a não ser que o Miguel se lembre de isolar alguem...

FCP Penta Campeão

Fernando Santinho uma excelente pessoa e um dos misters mais importantes na história recente do AEK de Atenas foi escolhido para Engº de Penta.
O Nosso Porto liderava e o campeonato parecia resolvido. Restava a taça para ter-mos alguma emoção.
Na 3ª feira de Carnaval, o Torreense, clube que deu ELisio e clube que deu Rosário ao futebol luso, vai ao dragão com a esperança de de perder por mais de 5 e menos de 12.
O nosso porto estava desinspirado e o intervalo chegava com 0-0 no placard. como seria possivel?
No reatamento a mesma lenga lenga...até que ao minuto 70 um jovem Claudio Oeiras fura a baliza do dragão (Antas naquele tempo).
O Benfica não perde tempo e contrata o novo craque, que se mostrou de uma utilidade tremenda para a equipa B, tendo inclusive marcados 4 ou 5 golos nas 3 épocas de aguia ao peito na 2divisao B.
Oeiras pode não ser o melhor jogador do Mundo, pq não o é,...ok ok é melhor dq Pinilha e dq Helder Postiga, mas não se pode comparar a Liedson ou a benni Mcharthy, ou até ao meu amigo materazzi. Oeiras será mais um jogador do nível de JoãoManuel Pinto quando adaptado a ponta de lança, um jogador raçudo, um player á moda antiga que calou as antas.
Oeiras agora espalha magia num clube qualquer da seria F da 3º divisão nacional, mas a obra ficou feita.
Viva Oeiras, se estiveres a ler isto não desistas.
para o ano podes repetir a graça e até qui ça assinar pelo sporting B, pq duvido q o Benfica cometa o mesmo erro duas vezes,...mas nunca se sabe bacano.

25 fevereiro, 2005

Velhinho trap

Para além de Carlos Cardoso, outro dos misters que me fizeram ficar apaixonado por este desporto eclético que é o futebol foi sem duvida o velhinho trap.
eu proprio partilho da filosofia dele "no perdere. o importante é no perdere".
apos ter delirado com as exibições da italia no euro2004, confesso que tive uma sensação orgásmica qdo soube q nao era o filipão, mas sim o velhinho trap que vinha para o benfica :)
yessssssssss disse eu. nesse dia a coitada da minha namorada não teve dto a nada pq a minha cabeça nao estava com ela, mas sim no futebol ofensivo q eu sabia q o meu benfica iria apresentar apartir de agora.
tudo começou bem com a justificação da escolha de yanick para a baliza no jogo contra o anderletch na luz.
quim tem 30 anos e jogou no braga e é nº2 da selecção nacional.
yanick tem 31 anos e que eu saiba so jogou no alverca, tendo inclusive descido de divisao na epoca transacta.
o velhinho trap diz "yanick vai jogar pq tem um bocadinho mais de experiência..." pah lindo. foi das justificações mais plausiveis que eu já vi, so igualaveis as do meu patrao para nao me dar aumentos salariais.
dps o mitico jogo contra o moreirense, onde o velhinho trap mete o paulo almeida e dps disse q os adeptos nao percebem nada de tactica. outro achado das declarações.
contra o cska o benfica so nao foi humilhado na luz graças a um arbitro escoces que dissidiu furtar 2 golos limpos a um brasuca com cara de jamaicano de nome wagner "could u be" Love"d".
o resultado de 1-1 deitou o benfica para fora da uefa.
o velhinho trap vem à conferencia de imprensa visivelmente irritado e deixa sair isto:
"Benfica fez um jogo belíssimo"
é isto que me faz continuar a escrever este blog e a ter esperança numa vida melhor.

Como eu renunciei a um convite de Mourinho

Certo dia, estava eu a passear com o meu amigo Zé Mourinho, falarmos de gajas e de futebol.
Quero que saibam que o Zé é um dos grandes malucos, um dos maiores cobridores que eu conheço, mas jura a pés juntos (e eu acredito nele) que não comeu a gaja do gajo dos super dragões.
A determinada altura o Zé agarra-me com força no braço e diz sentidamente: "José Cavra eu preciso de ti no Chelsea. eu preciso de ti agora na reabertura do mercado. Eu preciso do teu petardo, da tua visão de jogo, da tua abnegação, da tua cultura táctica, por favor".
eu tenho medo de ser massacrado no camp nou. eu so nao levei o deco para londres pq te prefiro a ti".
confesso que fiquei sensibilizado mas um homem tem que fazer aquilo que um homem pensa.
sem pestanajar disse:
"Zé, agradeço o teu convite man, mas eu tenho 27 anos, estou no 9º ano, sou um bom estudante, tenho que acabar o liceu, tenho que ir para a universidade para dps ter uma boa vida para mim e para os filhos que a minha namorada vier a ter qdo fôr minha esposa. Zé o futebol é a minha paixão, mas os estudos são a minha prioridade."
ele ainda me tentou convencer com contratos de 40 mil libras mês, mais subsídio de alimentação e bilhetes para o autocarro, mas eu não recuei.
"zé sou mto teu amigo man, sabes que podes contar comigo mas isso não me peças".
ele quase chorou, ele ficou mais emocionado dq qdo ganhou a final de galshenkirsten frente ao mónaco, mas deu-me razão e confidenciou-me q ele próprio tem um complexo por não ter acabado a 4º classe.

Carlos Cardoso na Europa

Se há um mister que me influenciou esse Mister é o enorme Carlos Cardoso timoneiro do Vitória de Setubal.
Cardoso teve o seu momento de glória no Olimpico de Roma, onde a Roma com os suplentes matou o Setubal com uns 7-0.
O resultado é enganador, Cardoso arriscou, Cardoso mostrou que é um dos melhores misters que as margens do Sado já viram.
Alenitchev, anos antes de ser campeão europeu e uefeiro pelo nosso Porto, foi um dos que mais ajudou à festa.
Cardoso não se intimidou e no Bonfim 15 dias depois, ele próprio preparou a sua surpresa para Fabio Capello.
Um futebol rendilhado e de ataque a toda a largura do terreno, com o golo de Maki (na transformação de uma grande penalidade) e ser o corolário de uma exibição de luxo.
o jogo acabou por 1-0 com a Roma em papos de aranha para segurar a eliminatória.
O vitória vei-o a descer nesta época, mas Cardoso deixou uma legião de fãs.
Ainda no ultimo Beira Mar - Setubal, fui acompanhado pelo meu grande amigo Dos Santos ver exclusivamente essa figura mítica do Sado.
Lembrem-se Mourinho começou em Setubal como roupeiro.
Com quem ele terá aprendido? ...claro com o mister Cardoso.


Carlos Cardoso, um mito

Em 2000

Em 2000 Portugal ainda chorava a expulsão de Rui Costa num Alemanha-Portugal, que nos retirou a possibilidade de ir ao Mundial de França.
Zidane era o melhor jogador do Mundo, mas Luís Filipe Madeira Figo (ou Luis Figarros no Fifa95, ou Peseteiro um meses mais tarde) era o jogador da moda.
Um fase de qualificação exemplar, de onde se destaca um empate a 1 bola no Azerbeijão e Bélgica/ Holanda aí vamos nós.
As coisas até correram bem e lá chegamos tal e qual 16 anos antes às meias finais para defrontar les champions du Monde.
Nuno Gomes abre o livro e contribui uma vez mais (neste euro ele fartou.se de contribuir) para o maior barrete de sempre do futebol luso (3 milhões de contos por este azelha).
Henry empate e nó final o lance mais polémico dos menos polémicos de todos os Euros.
Wiltord ultrapassa Baía, remata para a baliza e Abel Xavier aparece estendido no chão a queixar-se da cara. Abel rebola e o arbitro assinala PK. Abel como que possuído pelo Demo avança para o juíz sendo acompanhado pelos seus colegas Rui Jorge e Nuno "que grande barreta Fiorentina" Gomes.
Ainda estou para perceber como JVP não apareceu envolvido nisto :(

O Desastre no Euro96

Após uma campanha de qualificação loucura onde so perdemos em Dublin, graças a um grande frango do malogrado Vitor Baía (será por isto que Scolari não o convoca?), Portugal consegue o apuramento para a fase final do campeonato da europa.
para trás ficava o caso Saltilho (nunca percebi isto muito bem, só sei q após o méxico86, o vitoria de guimaraes e o boavista passaram a ser a base da selecção), as não qualificações para o euros 88 e 92 e mundiais 90 e 94..e mais tarde 98.
Em Inglaterra uma vez mais Vitor Baía faz das suas e oferece o 1º golo ao Laudrup mais novo. Sá Pinto (2 anos antes de espancar Artur Jorge) fez o empate.
Contra a Turquia, Fernando Couto fez o único golo do desafio.
No decisivo Portugal-Croacia foi um fartote, 3 secos na baliza do lendário Lalic e o passaporte para defrontar os checos...ah ah ah ah ah, os checos (pensavamos nós, e o mister oliveirinha que meses antes disse a José Dominguez "mostra a esses nazis que o tamanho não joga à bola".
Apesar da derrota por 1-0 com a maior chapelada da historia de todos os europeus, qui ça mundiais (sim esta chapelada é melhor dq a que o suker fez ao schemeichel), ficam para a posteridade muitas memórias.
- A ver, JVP passou o jogo a chamar filho da p... ao árbitro;
- os centros de António Folha;
- a abnegação de Andrade da Cruz Oceano;
e claro o falhanço de Jorge Cadete a 40 min do fim.
A Alemanha acabou por ganhar o caneco, tendo encontrado na final os malditos checos.
Kouba, abutre dum raio, deu a maior frangalhada na historia dos europeus e Oliver Biherof, até então um alemão desconhecido de 30 anos que jogava na Udinese, torna-se um dos melhores pontas de lance europeus, no próximo ano e meio.

Como tudo começou

Era uma bela tarde de Feveiro, saí do trabalho e decidi ir ao playground da minha terra (a Saragoça Aveirense) onde uns miudos de escola primária mandavam uns chutos ao esférico.
Pedi-lhes amavelmente para jogar, fizemos par ou impar, escolheram-se as equipas e "bota" para meia hora do mais puro prazer.
Com resultado teimosamente em 0-0 (raio dos putos que não me davam espaço), a bola chega-me ao pé direito (esse membro, só ultrapassado pela magia do pé esquerdo de Theodorus Fyssas) arranco em velocidade, driblo um, 2, 3, 4, entro na área e quando me preparo para rematar sou vítima de um tackle por trás que me faz embater com a tromba na relva sintética.
Penalty.
um dos putos ainda diz que eu fiz falta anteriormente, ao que eu retorqui: "-foi carga de ombro oh meia leca (eu tenho cerca de 1,80mts).
Meti a bola na marca, tomei balanço e tal e qual um Miguel Garcia, ou António Veloso na saudosa final de Estugarda, rematei forte e colocado sem hipóteses para o pequenote do guardiola contrário, esse filho da mãe que ainda adivinhou o lado.
Goloooooooooooooooooooooooooooooooo!
Depois foi o massacre, o alivia Alcaraz, o manda para a bancada Hugo, o sufoco, mas tudo acabou em bem.
Ganhamos e eu fui o heroi.
A minha mãe ia a passar e disse "-Fogo homem, tu tens 27 anos e não fazes outra coisa senão jogar à bola com miudos de escola primária? Faz alguma coisa pela tua vida"
...e pronto eu decidi fazer este blog!